segunda-feira, 20 de maio de 2013

[Resenha] O azarão

|
Autor: Markus Zusak
Antes de tornar-se mundialmente conhecido, Markus Zusak escreveu uma trilogia de sucesso que somente agora está sendo publicada no Brasil. O primeiro título chama-se O azarão. Fãs de A menina que roubava livros não podem deixar de ler os romances que iniciaram a carreira estelar desse autor. Narrado em primeira pessoa, o livro apresenta a história de Cameron Wolfe, um garoto de 15 anos perdido na vida e que vive às turras com a família. Trabalha com o pai encanador e sua mãe está sempre brigando com os filhos. Todos moram juntos numa casa pequena.
Steve é o mais velho e mais bem-sucedido. Sarah é a segunda, e está sempre dando uns amassos com o namorado. Rube é o terceiro e o mais próximo de Cameron. Os dois, além de boxeadores amadores, vivem armando esquemas para roubar lojas e outros locais do tipo. Contudo, os planos nunca saem do papel. Uma história sobre a vida e sobre as lições que dela podem ser tiradas. Um romance de formação que exibe um jovem incorrigível, infeliz consigo mesmo e com sua vida.

Esse é o primeiro livro que leio do autor e achei a narrativa muito gostosa, com apenas 176 páginas, acho que só não terminei em um dia por falta de tempo, porque a leitura é muito rápida. A história é narrada em primeira pessoa por Cameron Wolfe, um garoto de 15 anos, que nos mostra um pouco da vida de sua família. Ele e seu irmão Bruce estão sempre fazendo algo errado e decepcionando seus pais, mas é algo que eles não conseguem evitar, pois estão sempre tramando algum esquema. Nem todos se concretizam. 

Não íamos roubar nada.
Éramos casos perdidos.
Casos perdidos, deprimentes, patéticos, do tipo que não se olha duas vezes.

O enredo se baseia no primeiro amor, problemas de família e a tal adolescência. Então ao mesmo tempo que ele nos conta seus dilemas adolescentes, mostra um pouco sobre: Rube, quem sempre da as ideias "ruins". Sarah, a irmã que está sempre se agarrando com o namorado. Steve, o irmão mais velho e metido, por ser mais inteligente que ele e Rube. E seu pai encanador e sua mãe diarista, que sempre chega do trabalho e precisa fazer a janta.

- Lamento, sr. Wolfe. Você é um tremendo risco. Você é perigoso.
Quem ouve esse sujeito falando pensa que eu estava andando por aí com uma escopeta de cano curto ou coisa parecida. Que merda, eu era só o entregador de jornais.

O interessante do livro é que no final de cada capítulo ele nos conta um sonho que teve. E muitas vezes esses sonhos são o próximo capítulo. E além de tudo, quase sempre no início deles, Cameron já nos conta como a cena termina. Mas acaba sendo um "spoiler" que tu pensa, "ok, agora quero saber como se desenrolou para chegar nisso.", sabe?
 Adorei a escrita do autor, estou ansiosa para o livro 2, é uma trilogia \o/, e não sei se continua com Cameron narrando, nem procurei saber, quero me surpreender. :P E agora preciso criar vergonha na cara e ler A menina que roubava livros. 

Havia apenas um eu que podia se preocupar com o que estava acontecendo aqui, no inteior das paredes da minha vida. Outras pessoas tinham os próprios mundos com os quais se preocupar e, no fim, tinham que cuidar delas mesmas, assim como nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário