segunda-feira, 6 de maio de 2013

[Resenha] Quem poderia ser a uma hora dessas?

|
Autor: Lemony Snicket
Em uma cidade decadente, onde se criam polvos para a produção de tinta, onde há uma floresta de algas marinhas e onde um dia funcionou uma redação de jornal em um farol, um jovem Lemony Snicket começa o seu aprendizado em uma organização misteriosa. Ele vai atender seu primeiro cliente e tentar solucionar o seu primeiro crime, aos comandos de uma tutora que chama carro de “esportivo” e assina bilhetes secretos. Lá, ele vai cair na árvore errada, vai entrar no portão errado, destruir a biblioteca errada, e encontrar as respostas erradas para as perguntas erradas - que nunca deveriam ter passado pela cabeça dele. Ele escreveu um relato sobre tudo o que se passou, que não deveria ser publicado, em quatro volumes que não deveriam ser lidos. Este é o primeiro deles.





Apesar de ter odiado o fim de Desventuras em Série, adoro a escrita do autor, as histórias sempre são meio malucas e divertidas, e ele sabe contar de uma maneira descontraída. Então quando vi que uma série nova ia ser lançada, foi direto para minha lista de desejados. 

Quem poderia ser a uma hora dessas? é narrado por Lemony Snicket (pseudônimo do autor Daniel Handler), um garoto de quase 13 anos que teve uma educação incomum. Membro de uma sociedade secreta, ele precisa escolher uma tutora dentre uma lista de 52. E propositalmente escolhe a pior da lista: S. Theodora Markson. 
Os dois precisam ir a cidade Manchado-pelo-mar para investigarem o roubo da estatueta da Fera Ressonante, lá conhecem pessoas esquisitas e grandes mistérios. 

A senhora Sallis é quem os contrata, e acusa a família Mallahan de terem roubado a estatueta. Ao irem na casa dessa família para averiguar os fatos, Lemony encontra Moxie, uma garota quase da idade dele e que pretende ser jornalista. Alguma coisa parece esquisita nessa história toda, e Lemony descobre que alguém perigoso está atrás da Fera Ressonante.

Nos restaurantes, eles sempre nos obrigam a perguntar onde fica o banheiro, mesmo quando é a única coisa que poderíamos estar procurando. Disse a mim mesmo que não devia ficar envergonhado.
- Se eu fosse um banheiro - perguntei à mulher - , onde eu ficaria?

Uma leitura rápida, com alguns personagens marcantes, e que me arrancou boas risadas. Achei interessante o próprio autor/pseudônimo contar sua história. E pelo que li por aí e entendi, o livro é de quando Lemony era criança (óbvio) e aconteceu antes de Desventuras em Série, onde mais tarde ele narra a infeliz história dos irmãos Baudelaire. E a organização que ele fala, é provavelmente a mesma que aparece em Desventuras, a C.S.C.

A capa é aveludada tão bom passar a mão e o livro tem ilustrações em cada capítulo. 



Saber que uma coisa está errada e mesmo assim fazê-lá é algo que acontece com bastante frequência na vida, e duvido que algum dia eu saiba o porquê.

4 comentários:

  1. tu tá com uma lista nova de livros muito boa ;-;
    quero terminar logo meu GOT pra poder pegar tooodos emprestados *O* (LLLL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AWN HEOUHEOUE *-* namorado lindo <3
      Te empresto sim *-*

      Excluir
  2. Já havia lido uma resenha sobre o livro e achei bem bacana. Agora fiquei ainda mais curiosa. Muito boa a resenha... Grande Beijo!

    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já vi e ouvir ótimos comentários sobre o livro, e que bom que gostaste desse. Adoro capas desse tipo.
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir