segunda-feira, 10 de junho de 2013

[Resenha] As leis de Allie Finkle para meninas - Dia de mudança

|

Autora: Meg Cabot
Quando os pais de Allie Finkle anunciam que a família está de mudança, ela tem certeza que sua vida acabou. Allie não está nem um pouco feliz em ter que trocar seu quarto cor-de-rosa por uma casa antiga com passagens secretas, um sótão de arrepiar e pisos que rangem. Sem falar na sua coleção de pedras, na melhor amiga... e o pior: ter que trocar de escola! Ela não pode deixar isso acontecer. Afinal, já tem 9 anos e sua opinião deveria valer alguma coisa nessa história, não? Felizmente ela tem seu livro de leis para ajudá-la a se comportar. Certo, às vezes ela quebra uma regra ou outra: quando não guarda um segredo ou enfia acidentalmente uma espátula na garganta da melhor amiga... O importante é que ela tenta segui-las. Uma das regras mais importantes é sabotar a mudança para que tudo fique como sempre foi. E sem contar que salvar sua família de um terrível destino na casa mal-assombrada nem mesmo é uma lei. É uma obrigação!Agora Allie vai precisar elaborar um plano; e ainda precisa lidar com a amiga chorona que não quer que ela se mude, com uma menina malvada que maltrata os animais e, é claro, com os irmãos e os pais, que às vezes conseguem ser muito insensíveis. E sim, essa é uma lei.

Esse é o primeiro livro da série "As leis de Allie Finkle para meninas", e é muito fofo gente! É uma leitura mais infantil, já que Allie tem apenas 9 anos de idade, mas é tão gostosa de ler que me senti com 9 anos também, haha. A história é narrada por ela mesma e conta sobre as leis que cria e que tenta seguir. Na maior parte do tempo essas regras são criadas depois que a situação ocorreu, o que as tornam mais engraçadas ainda. Como a vez em que enfiou a espátula na garganta de sua melhor amiga, e só após o acidente resolveu criar o livro e colocar ali as leis. O interessante é que o título de cada capítulo é uma lei e então temos a explicação do porque dela.

Além das regras malucas da Allie, a trama gira em torno da mudança: seus pais resolveram se mudar e ela será obrigada a trocar de escola. No fundo ela acha interessante ter que mudar de amiga, já que Mary Kay, sua melhor amiga, é muito chorona e só quer fazer as coisas de seu jeito. Porém, ao conhecer a casa nova, o sentimento de felicidade desaparece. A casa parece mal assombrada e ainda por cima seu quarto fica perto do sótão. Allie tem uma imaginação muito fértil e fica pensando que uma mão de zumbi vai sair lá de cima (ela viu isso em um filme) e pegá-la, então ela faz de tudo para sabotar a mudança. 

E tudo o que posso dizer é que quando finalmente nos mudarmos e alguma coisa (como a mão de um zumbi desencarnado) chegar se arrastando do porão para nos pegar (eu vi isso acontecer em um filme uma vez) e nossos gritos romperem a noite, e Mamãe e Papai tiverem de vir correndo por todos aqueles degraus para nos salvar, bem, eles merecem o que vão encontrar quando finalmente alcançarem os nossos corpos ensanguentados e sem vida.

É engraçado que Allie não chama seus pais pelo nome e sim por "Papai e Mamãe" , e ela tem dois irmãos mais novos que são uns amores. *-* Mark adora insetos e Kevin só gosta de coisas chiques. Estou muito afim de ler o segundo livro, achei fofinha demais a série e é Meg Cabot, né. Vou mostrar algumas leis que achei engraçadas:
  1. Não arrume um bichinho que faça cocô na sua mão.
  2. Se alguém está gritando de felicidade, a coisa mais educada a fazer é gritar também.
  3. Não coloque seu gato numa mala.
  4. Não julgue uma casa por sua aparência antes da reforma.

4 comentários:

  1. Eu não gosto tanto de narrativas infantis, mas têm algumas que são tão bem escritas que não tem como não nos apaixonarmos. Como estamos falando de um livro da Meg Cabot, tenho grandes esperanças que seja bom. Já que até hoje só livros bons da autora.
    Gostei da sinopse e da resenha Dessa.
    Beijinhos e boa semana. ;*
    Segredo de um Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vale a pena a tentativa, ainda mais se você gosta da escrita da Meg. *-*
      Beijos

      Excluir
  2. Ótima a sua resenha, nunca li um livro da Meg Cabot.

    http://doceesconderijo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia essa série da Meg o.O rs parece ser bem legal n.n

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir