terça-feira, 23 de julho de 2013

[Resenha] Memórias Fictícias

|
Autora: Carina Corá
Quatro diários. Três seres. Uma busca em comum: chegar à superfície da realidade. Uma torre, um lago de cristal, olhos de universo presentes em tempos diversos, em vidas cruzadas e em memórias fictícias. Um mundo imaginário perdido no limbo de uma casa que abrigara relações misteriosas de uma família. Até que ponto suas memórias são verdadeiras? Através dos relatos de Coralina de Lilá, Bianca Giacomina e Érus atravessamos o fino limiar entre realidade e ficção.









Ok, estou há meia hora tentando fazer a resenha de Memórias Fictícias e nada que me venha na mente parece que fará jus ao livro. Confesso que quando li a sinopse, esperava uma história leve, um romance bobinho talvez, mas conforme fui lendo a surpresa foi grande. Um livro totalmente diferente de tudo que - pelo menos eu - já li. A autora criou um mundo surpreendente e mágico. Havia momentos que até tinha medo do rumo que as coisas estavam tomando, uma mistura de fantasia com insanidade, e que mexeu com meu psicológico, rs.

Coralina (Adorei o nome <3) de Lilá muda-se com sua mãe para a casa da Irmã Bianca, uma mulher velha e que necessita de cuidados. Nessa casa há uma torre misteriosa que a Irmã proíbe Coralina de ir. É claro que isso apenas a deixa mais curiosa... Ainda mais quando começa a sonhar com a torre e como ela é interiormente. A história se desenvolve a partir daí, do que ela encontra lá dentro. Sua vida muda drasticamente e então começa seu sofrimento e de quem ela ama.

Adorei a narrativa, temos a perspectiva de três personagens diferentes sobre a história: Coralina, Irmã Bianca e Érus. Os capítulos são curtos e isso foi o que deixou a leitura rápida. E minha vontade é contar muito mais sobre o que vivenciei com Memórias Fictícias, mas é melhor deixar vocês na curiosidade.

Sobre os personagens, achei Coralina bem irritante e egoísta às vezes, pois se prendia em outro mundo sem nem pensar nas pessoas "de fora". Sinceramente, não sei como a mãe dela a aguentava. HAHA. Agora, Bianca me surpreendeu bastante, ainda não tinha opinião sobre ela até que li a parte de seu diário e descobri seus sentimentos e amarguras... Mas Érus merece destaque especial, a autora conseguiu criar um personagem charmoso e cativante mesmo com sua aparência "bizarra".

Enfim, uma história surpreendente, e nem parecia que eram só 207 páginas. Agradeço a autora (gaúcha também <3 haha) por me dar a oportunidade de conhecer esse livro maravilhoso.

Eu queria ser a tempestade ou um dia de sol. A tempestade elimina toda a sua raiva em poucos instantes, sofre ao extremo, mas depois dá lugar a uma felicidade pura, o sol. Eu era o chuvisco nesse momento - sem graça, sem sentimento, reprimido, vazio, duradouro.


Vou sortear um marcador entre quem comentar, sábado sai o resultado. :)
Deixem o twitter!

17 comentários:

  1. Confesso que não curto livros onde a sinopse não diz muita coisa - e eu achei esse o caso, uma sinopse meio confusa.
    Mas lendo a sua resenha, percebi que a história pode ser interessante. Não conhecia o livro ;)

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé, quando li, também não consegui saber muito da história... Mas, confesso que me surpreendi muito com o livro. Amei ele. <3
      beijos

      Excluir
  2. Esse livro me deixou perplexo. Adorei sua resenha e assim como você não soube o que pensar ao término da leitura. Gostei mesmo!

    Abraços,
    Igor Gouveia
    http://www.diariodebordodeumleitor.com/
    (Espero seu comentário lá)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dessa! :) Tudo bem?
    Só vejo resenha positiva desse livro e já estou com muita vontade de lê-lo também. Adoro a capa dele.

    E espero ganhar o marcador de novo, hein? Hehehehehe!!!
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo e você? :)
      Sim, o livro é ótimo. *-* Leia logo. :D
      haha, boa sorte! :D

      Excluir
  4. Quero ler esse livro, gosto de livros que nos surpreende. E principalmente se for positivamente. Até mais, http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Andressa,
    nossa fiquei super curiosa com o livro e com um ligeiro medo também rsrsrs

    Beijos!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pois é. Se tu ler vai entender minha angústia. hahah
      beijos

      Excluir
  6. Parece ser interessante. *u*
    Te convidando a dar uma olhadinha no primeiro capítulo de Quando o impossível se torna realidade.
    http://pensa-mentosalternativos.blogspot.com.br/
    Espero que goste. Beeijo.

    ResponderExcluir
  7. Li uma resenha sobre esse livro hoje, e apesar de ser um livros de contos e eu não curtir muito contos, fiquei super interessada na história e, agora você me deixou ainda mais curiosa! Twitter: @ViajandoEstante
    Beijos!

    Karen Costa
    http://viajandonaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é livro de contos. :O
      Só é dividido em diários, mas a história é a mesma. xD
      bjs

      Excluir
  8. Oi, Andressa! Tudo bem?
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e fiquei bem interessada viu... Confesso que, só pela sinopse, eu não acreditava que ele seria realmente surpreendente. Espero poder lê-lo também (:
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/
    @jessica_doya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo e você? :D
      Ah, que bom que ele te interessou. Assim que tiver oportunidade, leia! :D
      beijos

      Excluir
  9. Nossa, esperava algo totalmente diferente!!! (rs) E ainda assim aguçou minha curiosidade. Coralina é um nome bonito mesmo, mas o livro não é o romance que imaginei quando vi que o tinha lido, flor. Parece mais um suspense leve com uma narrativa fluída (?). Você foi má em não expor mais elementos da história, kkk. Achei interessante uma Irmã como personagem importante. Diferente.

    Beijos!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, achei o livro tão "complexo" que nem sei explicar... ahhaha
      O foco não é o romance sabe? Ai, só lendo mesmo. :P
      Mas é uma leitura deliciosa. *-*
      beijos

      Excluir