terça-feira, 13 de agosto de 2013

[Resenha] Psicose

|

Autor: Robert Bloch
Psicose, o clássico de Robert Bloch, foi publicado originalmente em 1959, livremente inspirado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. O protagonista Norman Bates, assim como Gein, era um assassino solitário que vivia em uma localidade rural isolada, teve uma mãe dominadora, construiu um santuário para ela em um quarto e se vestia com roupas femininas. Uma história curiosa envolvendo o livro é que Alfred Hitchcock adquiriu anonimamente os direitos de Psycho e depois comprou todas as cópias do livro disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, ele conseguisse manter a surpresa do final da obra.




A DarkSide fez uma surpresa enorme ao me enviar esse livro, realmente não esperava, mas adorei poder ler a obra que inspirou o filme clássico. E, apesar de nunca o ter assistido, conhecia a história e imagens, então a leitura foi como um complemento ao que eu já sabia... Mas claro que mesmo assim fiquei muito interessada em assistir Psicose e até mesmo a série Bates Motel que saiu recentemente e mostra Norman e a Mãe anos antes dos assassinatos. 

A história nos apresenta Norman Bates, um homem quase de meia idade que dirige um motel junto com a Mãe. Apesar de adulto, ele é tratado como criança, e a própria mãe diz que ele não tem iniciativa, algo em que Norman concorda. Sua falta de vida social nos mostra um homem inseguro e retraído que não consegue tomar as rédeas da relação com a mãe controladora. O motel que ele toma conta fica perto de uma estrada antiga, por isso o movimento é pouco. Mas, após a chegada de Mary, as coisas ficam tensas. O desenrolar da trama começa a ficar pesado e descobrimos coisas inimagináveis que acontecem no motel.

"É que, em verdade, você não queria se mudar daqui. Nunca quis sair deste lugar, e nunca vai sair. Você não pode sair daqui, pode? Assim como também não pode crescer."

Um suspense maravilhoso do início ao fim. Fiquei apreensiva em várias partes, pois o autor nos descreve as cenas com detalhes e apreciei muito isso. Quem não gosta de sentir um medinho? haha
Simpatizei com Norman no início, na verdade foi mais um sentimento de pena. Imagina, um homem feito, que nem namorada tinha... Vivia praticamente para a mãe, mesmo ela o tratando mal.

"Você odeia as pessoas. Porque, na verdade, você tem medo delas, não é? Sempre teve medo, desde pequeno. Melhor se enroscar numa cadeira debaixo de um abajur e ler um livro. Você fazia isso há trinta anos e continua fazendo agora: se esconder entre páginas de livros."

Os capítulos não focam apenas no Bates Motel e em Norman, temos conhecimento da vida de Mary e do que a levou a parar nesse motel, além de sermos apresentados a outros personagens que de alguma forma, acabam se envolvendo. Sobre o final, realmente fiquei surpresa. Achei o desfecho do livro fantástico, o autor soube confundir o leitor, o que não deixou o livro previsível, apesar de no início acharmos que sim.

A leitura é rápida já que a história não é muito longa, e a narrativa de Robert ajudou. 
Sobre a edição, a editora fez um ótimo trabalho, a diagramação está linda. Cada capítulo começa com uma chave de quarto e o número. Vou até mostrar algumas fotos para vocês. <3

   

   


43 comentários:

  1. Eu gosto muito do tipo de assunto desse livro. Com certeza irei comprar

    ResponderExcluir
  2. Fiquei sabendo há pouco tempo que tinha um livro também sobre a história; não sabia que 'psicose' era baseado em livro. Apesar do filme ser jurássico já assisti e realmente é muito bom; a nova série ainda não assisti mas vou ver logo, logo. Fiquei bem interessado no livro, a resenha ficou bem instigante. Primeira vez aqui no seu blog, parabéns.

    www.cabanadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu também não sabia? haha Agora fiquei curiosa para assistir o filme, mesmo ele sendo jurássico que nem tu disse. rsrs
      Obrigada pela visita.
      beijos

      Excluir
  3. Essa historia é mto boa!!!!

    Parabéns pelo blog e já seguindo! =(^.^)=

    Visita tb o meu blog e se gostar segue também.

    lindamenina-dri.blogspot.com.br

    Bjs!!!!!! ♥♥♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  4. OI quero muito ler esse livro!
    Deve ser muito bom!
    Bjs, me segue por favor se ja segue ignore!E comenta por favor ajudaria muito.
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/08/cores-de-outono.html

    ResponderExcluir
  5. Adorei o interior do livro a história parece ser bom não sabia que o livro tinha sido inspirado em outra obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei o cuidado com a edição. *-*
      E na verdade o livro foi inspiração para o filme Psicose. ^^
      beijos

      Excluir
  6. Não conhecia o livro e muito menos seu interior, adorei conhecer, de verdade!
    Clicando Livros
    Abraço :)

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    A diagramação está mesmo maravilhosa, são raras as vezes em que as editoras capricham assim...
    Quero muuito ler esse livro, não sou muito fã de terror mas esse livro me deixou muito curiosa...rsrs
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é tão ótimo quando as editoras capricham assim. :D
      beijos

      Excluir
  8. Esse livro já está na minha lista um tempão, sou simplesmente louca para lê-lo e sua resenha me deixou ainda mais ansiosa apontando todos os detalhes importantes para instigar a leitura sem colocar spoiler no meio. Tem coisa melhor? hahaha amei as fotos da edição, farei questão dessa u.u
    bjinhos
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, tentei não contar muito mesmo da história, que bom que consegui. *-*
      Faça questão mesmo, e sabia que tem edição capa dura? Deve ser mais linda mesmo.
      beijos

      Excluir
  9. Gente, que blog mais gracioso! JAIOSASHUAI Estou apaixonada *OOOOOOOOOOOOOOOOOO*
    Primeiramente, o layout, que tem o Charmander coisa mais fofa do mundo <3
    E segundo, fala sobre livros, animes e mangás. NÃO PODIA SER MAIS PERFEITO <3 Estou no paraíso(?) UHEUHUEHHEUE
    Então, sobre o post... Gostei do que escreveu! Ficou muito bem feito. Entretanto, não curto muito terror e tudo o mais. Eu era viciada, aí acabei desgostando (medinho, haha). Mas, poxa, adorei as imagens e bateu saudade <3

    Bjs,
    Mayara
    http://recordandopalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAH AWN! *-* Que amor!
      Sim, achei muito fofo, e já falei para a minha irmã que quando trocarmos o layout, ele continua. <3
      Que bom que gostou mesmo do blog, e obrigada pelos elogios. *-*
      Eu era fanática por filme de terror/suspense, mas ultimamente dei uma parada. rsrs
      beijos

      Excluir
  10. Ai que legal saber que você leu o livro! Estou louca para ler, pois já vi o filme e o seriado que amei! Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que irá gostar, leia assim que possível! :D
      beijos

      Excluir
  11. Essa capa é assustadora, tenho certeza que não teria coragem de assistir o filme... Mas com o livro é outra coisa, ia amar ler com certeza.
    Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  12. Esse filme é genial!
    Não sabia que tinha o livro, deve ser genial também!
    Beijos

    http://diariosdeumafangirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. A diagramação do livro realmente está muito bonita! Bom, já vi o filme e gostei muito, espero poder ler o livro em breve! Adorei essa parte do quote: "Você fazia isso há trinta anos e continua fazendo agora: se esconder entre páginas de livros."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei esse quote, quando li pensei "preciso colocar isso na resenha" rs
      beijos

      Excluir
  14. NOSSA!! que livro lindo!!
    Confesso que não dava muito pela capa, mas agora eu estou doida para ler!!
    hahaha.

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que só pela capa eu compraria...hehehehehe

    O conteúdo me chamou ainda mais a atenção, mas não sabia da existência dele até hoje!

    Curiosidade a mil com esse livro!

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Que edição mais linda! Estou apaixonada, pena que tenho muito medo de livros assim. ):
    Minha mãe já leu e assistiu o filme e disse que não dá medo, mas mesmo assim não tem o que me convença. Preciso é juntar coragem na cara e parar de ter tanto medo assim, hahaha.

    Coral,
    http://universeforwords.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas é bom sentir medo de vez em quando. haha ;P
      Junta coragem mesmo, pois o livro é ótimo <3
      beijos

      Excluir
  17. Eu adorei a sinopse desse livro. É bem dramático e misterioso. Dois elementos que juntos ficam perfeitos.


    ótima resenha!

    http://www.dinamiteelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu sou louca por esse livro, o/ sempre quis, um dia eu compro ele na submarino, pq moro em um lugar desprovido de livrarias :(
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Ah, eu vi o filme há muito tempo. Duas fotos que você mostrou parecem cenas dele. Eu até que gostei do filme mas ainda não vi a série Bates Motel. Deu vontade de ler por curiosidade em como é o a trama narrada no livro

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não assisti o filme ainda. :/ Mas acho que vou baixar a série! *-*

      Excluir
  20. Oi, bela postagem! Essas fotos são da edição brochura ou capa dura? Miquéias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me ajuda! Estou em uma dúvida cruel! Capa dura ou brochura? Eu quero o de capa dura com o encarte de fotos, mas adorei o visual da capa brochura! Vc tem o de brochura, não é? Me ajuda! rs Abraço!

      Excluir
    2. HAHAHAHA Eu compraria o de capa dura (só por ser capa dura) :P
      Mas vi fotos deste e parece igual por dentro. Então só muda a capa mesmo. rs

      Excluir
    3. Valeu! Depois de muito pensar vou comprar o de capa dura mesmo! rs É 1ª uma edição histórica depois de 50 anos! rs Abraço! ;-D

      Excluir