quarta-feira, 18 de setembro de 2013

[Resenha] Etéreos - O despertar

|

Autora: Lilia Uzêda
Numa era remota, uma batalha que poderá transformar o mundo num império de trevas está prestes a acontecer. Humanos e mesoetéreos partirão à morada dos seres místicos, Etéreos, munidos de armas e habilidades para proteger o Medalhão Elemental, um artefato capaz de realizar desejos, mas antes precisarão enfrentar as desventuras promovidas por criaturas ameaçadoras. As armadilhas planejadas pela Escuridão, os ataques das Bruxas de Winter e as emboscadas das monstruosas Kanítoras passam a ocorrer com frequência. Os eventos se complicam com o despertar do Emissário da Noite, um ser que transformará tudo numa noite eterna. Em meio a tantos sobressaltos, Liv viverá um perigoso dilema: a ligação que a lança em direção ao selvagem midrão Pantor e o amor arrebatador que sente pelo Príncipe Franco, o homem que está destinado a libertar o mundo de forças sombrias.



 Antes de começar a resenha gostaria de agradecer a autora por ter contatado o blog para resenhar seu livro, foi uma surpresa adorável, tanto o convite quanto Etéreos. 
Uma capa maravilhosa, que me chamou muito a atenção e uma sinopse instigante, daquelas que deixam o leitor fascinado. Afinal, seres místicos, bruxas e uma época de reis e rainhas, quem não se interessaria por essa premissa? 

Comecei a leitura devagar, com atenção aos detalhes e mesmo tendo adorado a sinopse, não fui com muitas expectativas. Porém, a autora foi me ganhando a cada frase. Há alguns clichês? Sim. Previsível às vezes? Também. Mas, gente, a história tem algo que eu adoro! Os Etéreos são seres místicos, que me lembraram muito os Deuses da Mitologia Grega. Adorei a forma que a autora criou "novos" deuses. Conhecemos Híndria, personificação do vento, Zarion, do raio, entre outros. 

A personagem principal é chata, teimosa e irritante a maior parte do tempo. Ela que deixou as coisas previsíveis no livro com seu temperamento forte e fragilidade evidente. Liv é uma mesoetérea, filha de uma Etérea com um humano, e se pensam que ela é fodona por causa disso, vão quebrar a cara. Ela é uma donzela indefesa como qualquer outra, exceto que possui dons dados por sua mãe que a fazem especial, além de uma beleza fenomenal. E ok, apesar de odiá-la em alguns momentos, confesso que me afeiçoei a  Liv, ela não tem papas na língua e não aceita desaforos, nem o príncipe Franco, conhecido como alguém sem coração, escapa. 

O medalhão, capaz de dar aquilo que a pessoa desejar, está ficando com força total, atraindo todos em busca dele. Franco é o único que pode salvar o reino das trevas, por ter sangue nobre, só ele pode conquistar a metade do medalhão. O único problema é: ele não acredita em coisas sobrenaturais. Liv precisa convencê-lo de que ir atrás desse artefato tão desejado é melhor do que o deixar cair nas mãos de inimigos.

Um amor "proibido" se intensifica entre Liv e Franco. Proibido, pois não é permitido casamento entre realeza e plebeia. Isso não os impede de se encontrarem e compartilharem juras de amor, mas é algo que magoa profundamente cada um dos dois. 
E me surpreendi com tanta coisa ruim que acontece com eles, sempre tinha alguém querendo seu mal, afinal os inimigos são muitos. 

Como ele poderia ser ao mesmo tempo o meu veneno e a minha cura?

Há muitas histórias paralelas maravilhosas, com personagens cativantes e repletas de magia. O que não gostei muito foi Liv ser um imã para pretendentes, tudo bem que ela é linda, mas ficou forçado em alguns momentos. E até me deixou com o coração dividido em relação a quem ela deveria ficar. haha

Conhecemos outros mesoetéreos além de Liv, todos bem descritos e com poderes muito interessantes.
Um livro maravilhoso e envolvente. A narrativa da autora é gostosa e tornou a leitura fluída. O que eu gostei e não gostei foi o fato de que a trama não tem um desfecho. Normalmente um livro, pelo menos os últimos que li, termina com a premissa que iniciou e faz um gancho para o próximo volume, mas em Etéreos não temos isso. A história termina abruptamente, nos deixando ansiosos para saber o que acontecerá. 

- A riqueza não nos torna diferentes, o que no torna diferentes é o que trazemos no coração - ela explanou com maturidade, para minha surpresa.

Realmente adorei o livro, Lanóvia  -onde tudo acontece- é um 'mundo' que merece ser explorado! Espero que o próximo não demore a sair e que Liv seja menos chata nele. rsrs



44 comentários:

  1. Eu também tive a oportunidade de receber esse livro da autora e estou ansiosa para começar logo a leitura, mas como estou começando pelos menores de autores parceiros, eu estou deixando ele um pouquinho pra depois. Mas tenho certeza que irei gostar, até porque é livro de fantasia e sou simplesmente apaixonada.
    Agora fiquei ainda mais curiosa depois dessa resenha linda que você fez. Parabens. Eu simplesmente adorei.
    Espero que a autora faça muito sucesso com o seu livro, pois ela merece =]

    Agora eu vou indo nessa
    beijinhos minahs lindas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa logo então, porque é ótimo! *-* E a leitura é rápida, nem parece que tem mais de 300 páginas, rs.
      Muito obrigada, querida. *-*
      beijos

      Excluir
  2. realmente é quase impossível não se apaixonar por livros desse genero, eu mesma fiquei fascinada quando vi o livro e li a sinopse, e logo a sua opinião, realmente preciso ler esse livro o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já li esse livro, tive expectativa demais e me decepcionei um pouco :(((
    Adorei tua resenha, e teu blog é lindo!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, sério? Que pena. :/
      Eu adorei o livro, estou ansiosa para a continuação. rs
      beijos

      Excluir
  4. Oi Dessa,
    tudo bem?
    Eu comprei esse livro em uma promoção da Saraiva, pois gostei muito da sinopse. Depois de ler sua resenha, acho que não irei me arrepender.
    beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. adoro mundo novos pronto pra ser explorados
    :)
    bem meu estilo de leitura

    Seguindo o Coelho Branco
    ah é seguindo o blog linda.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei com bastante vontade de ler esse livro! Não conhecia e amei a capa logo de cara! A história parece ser boa se você não esperar muito coisa dele, mas parece um livro que te surpreende!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    não conhecia o livro e fiquei bem curiosa.
    Personagens chatos é bem normal rsrsrs

    Vou pesquisar mais sobre ele.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii. Normal mesmo, né? Pior é quando é a principal. rsrs
      beijos

      Excluir
  8. Recebi Etereos para resenhar e estou louca para lê-lo! Sua resenha fez minhas expectativas em relação ao livro aumentarem, então acho que lerei em breve hihi

    Beijinhos, já estou seguindo ^___^
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  9. É a primeira vez que leio uam resenha sobre esse livro e fiquei bastante interessada. Adoro o gênero fantasia e o livro parece possuir todos os elementos que me agradam. Os únicos pontos negativos talvez seja a Liv por ser tão deslumbrante e chata, que todos os garotos babam... mas, acho que daria para relevar; e também o final abrupto.
    Gostei bastante da capa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber. ^^
      Dá para relevar sim, a história é bem bacana. Vale a pena ler.
      bjs

      Excluir
  10. OI Dessa!!
    Adorei a resenha e amo este tipo de historia me chama muito a atenção!Parece ser uma leitura muito interessante, e achei a capa muito bonita =)
    Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Que bom. < 3
      Adoro histórias com fantasia também. *-*
      beijos

      Excluir
  11. Adorei sua resenha, não conhecia esse livro ainda. *-*

    Blog: NAHBOA?!

    ResponderExcluir
  12. A capa é muito linda mesmo *-*
    mas não sei porque não fiquei com muita vontade de ler ele... mas se o tivesse em mão iria dar uma chance, com certeza.

    ResponderExcluir
  13. Parece legal ! Gostei da resenha!

    www.adolecentro.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá querida!

    Só por ter seres místicos, já me ganhou, sou fascinada por eles!

    Nossa, o que quebra o livro é a chatice da personagem principal, as vezes fico com raiva de um livro por causa disso.

    Gostei muito da sua resenha, mesmo Liv sendo meia chatinha, pela sua resenha, me conquistou!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Também amo! *-*
      Nem fala, mas até que dá para relevar, sabe? rs
      beijos

      Excluir
  15. Own, muito obrigada pelas palavras. *-*
    Espero sua visita mais vezes.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Assim que vi essa capa jurava que era a mesma do livro Cores de Outono, só que um tratamento diferente de imagem e sem aquelas folhas caindo =/
    Mas falando do conteúdo, que é o que interessa, já que você gostou tanto ele só pode ser bom.Fiquei curiosa agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo, adorei a história criada pela autora, estou tri ansiosa para a continuação xD

      Excluir
  17. Eu comprei esse livro semana passada e estou esperando chegar. Confesso que se tivesse lido sua resenha antes, não o teria comprado, pois odeio protagonistas como a Liv, ainda mais pelo livro ser narrado em primeira pessoa. Ela tem poderes, não precisava ser uma "donzela em perigo" u.u
    Ainda assim, a sinopse me cativou e eu tive que comprar pra desbravar esse mundo místico. Espero não me arrepender e não ficar muito curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, ainda bem que não viu minha resenha antes não. :P Assim você tem oportunidade de ter seu ponto de vista em relação ao livro. /o/
      E não vai se arrepender, não. Apenas se irritar, querer bater na protagonista e tal... hahaha
      beijos

      Excluir
  18. Amei sua resenha. Gosto de livros que nos trazem um novo mundo a ser explorado, mas não curto essas personagens principais chatas, pelo jeito, Liv é uma dessas que vou ter uma certa raiva. Não conhecia esse livro, mas quero ler para descobrir esse mundo e o amor entre os dois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro essa coisa de novo "mundo" *-*
      Leia mesmo! xD
      bjs

      Excluir
  19. Curtro fantasias mas não tanto assim, não é bem o meu estilo e por isso não me interessou tanto. :\ A capa é linda mesmo, mas reparou uma coisa? Parece com o de ''Presas''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena. : Eu achei ótimo o livro. :D
      Você achou? Sabe que nem tinha reparado. hahaha ;o
      beijos

      Excluir
  20. Fiz parceria com a autora e estarei esperando o livro chegar. Gostaria de adiantar que adorei em saber sua opinião sobre.
    Em relação ao livro, já percebi que não irei gostar muito da protagonista e espero que isso não se interfira na leitura, rsrs. Mas em geral, a premissa me cativou bastante e espero que o livro possa me conquistar. :D

    Beijos.
    http://umajovemleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! *O* Você vai adorar. *-* Que bom que gostou. :D
      Não interfere, não. Não se preocupa! ^
      beijos

      Excluir
  21. Fiquei curiosa com a sua resenha!
    Achei bem interessante o livro, vai para a listinha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oie:)
    Isso não é justo, minha lista de compras só aumenta cada vez que eu venho aqui rsrsrs.
    Eu fiquei louca pelo livro. A sua resenha só me deixou com mais curiosidade!
    Beijoss
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Adoreeei a resenha e a premissa do livro e melhor saber que é de autora nacional =)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir