sexta-feira, 18 de outubro de 2013

[Resenha] O mago de Camelot

|

 Autor: Marcelo Hipólito
De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável, invejado e temido, Merlin, é levado a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago.Na Britânia do Século V da Era Cristã – abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões –, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade.A saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo caos e a guerra em uma aventura épica e brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia.



Estava ansiosa para ler este livro, pois nunca li muito sobre a história do Rei Arthur, fiquei muito feliz com a oportunidade, ainda mais por se tratar de um autor brasileiro, então, a expectativa foi maior ainda. O mago de Camelot é curtinho, apenas 151 páginas, mas o autor consegue nos transportar a uma época com guerras, traições, mortes e magia de uma forma espetacularmente notável. E pelo que percebi do pouco que li deste assunto, o Rei Artur possui vários livros com variações e narrativas próprias de cada autor, né? Claro que as mudanças não são drásticas, mas percebi algumas diferenças, até mesmo de tempo. Enquanto em O único e eterno rei Merlin é um velho quando conhece Artur, neste livro ele é jovem. Simplesmente adorei a história que o autor criou sobre a infância e juventude de Merlin, e também o que o levou a virar mago.

Constantino, rei da Brtiânia, possui dois filhos: Aurelius e Uther. Os três são avisados por um druida da invasão dos saxões, mas que apenas os filhos podem ir lutar. Nessa época o que um druida dizia era levado a sério. Por isso, o rei acatou a mensagem que ele deu, mandando assim apenas Uther e Aurelius. Lá chegando, os dois perceberam que foram enganados pelo druida, mas, este explicou que em sua visão os dois não poderiam estar perto de Constantino quando seu conselheiro, Vortigern, o traísse. Tal traição se deu pela ambição em tomar o lugar do Rei, é então que ele é conhecido como o Usurpador, e os dois irmãos procuram uma forma de vingar-se.

Montamos um cerco até aquele porco saxão padecer de fome, obrigando-o a comer os próprios piolhos  

Enquanto isso, após Merlin e seu irmão serem flagrados afanando os bolsos de um druida, são colocados em uma masmorra escura e suja, contando apenas com a sorte de viver mais um dia. Depois de muito tempo, um druida chamado Blaise os tira dessa masmorra levando-os para o Usurpador, a fim de fazer um sacrífico que irá fortificar suas torres. Porém, ao tentar matar Merlin, a adaga voa de sua mão e atinge Nennius. Blaise percebe que a Natureza tem um significado para isso, e lê nas entranhas do irmão o que o futuro reserva tanto para Merlin quanto para o reino. Merlin acaba virando aprendiz de Blaise, e promete aprender tudo que ele tem para lhe ensinar e então matá-lo. Ele cresce, se torna poderoso e temido, e após matar um Sacerdote dos saxões tem uma visão do futuro. Com muita enganação e magia, consegue colocar as mãos no filho de Uther, o príncipe Artur, aquele que irá mudar tudo. Tirando-o de perto de toda maldade de seu pai, o deixa com uma família, prometendo buscá-lo quando completar 7 anos.

Nem druida, nem monge. Agora, chamava a si mesmo de mago. 

A premissa é essa, Merlin treinar Artur para tomar o lugar de seu pai, além de todas as guerras e disputas por governar Britânia. Claro que há mais reviravoltas. O mago, por exemplo, precisa enfrentar os poderes de Morgana, meia-irmã de Artur que pretende vingar-se (quanta vingança em um livro só!) por destruir sua família para satisfazer seus planos ambiciosos.

No inicio me confundi com tantos personagens, alguns apareciam rapidamente e depois só mais adiante, então foi difícil gravar os nomes, mas nada que atrapalhasse o ritmo da leitura.
Achei a narrativa do autor maravilhosa. E apesar de ser curto, parece que li tanta história, sabe? Como se tivesse lido um livro de 800 páginas, rs. Por isso que adorei  O mago de Camelot e o recomendo para todos.


60 comentários:

  1. Adorei sua resenha. Estou ansiosa para ler esse livro. Beijos e boas leituras!

    livrosobaluzdalua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom eu também não li nada do rei Arthur até hoje, e esse livro parece ser bem bacana.
    Fico feliz de ver cada vez mais autores nacionais com propostas interessantes.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Rei Artur e eu é ♥
    Meus livros épicos preferidos são relacionados a eles!
    Eu já tinha visto outras resenhas sobre esse livro, mas admito que sempre desanimo quando vejo o número de páginas :(

    Beiijos
    Paula,
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Mas porque? Só pelo fato de ter poucas páginas? rsrs
      beijos

      Excluir
  4. Oi Dessa,
    tudo bem?
    Quero muito ler esse livro, adoro a história do Rei Artur, já vi vários filmes sobre ele. E o que falar de livros ou filmes épicos? Simplesmente amo!!!
    Consegui contato recente com o Marcelo que é muito simpático e aceitou ser parceiro do Cantinho.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
    Sucesso para o autor!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Tudo e você?
      Parabéns! Espero que goste do livro tanto quanto eu. :D
      beijos

      Excluir
  5. Amei a resenha. Você falando do livro me deu vontade de comprar ele agora. Eu adoro o rei arthur.

    Bjs, Anna Júlia

    www.dearteenage.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se você adora, então não pode ficar sem ler este livro.
      bjs

      Excluir
  6. Bem legal essa resenha, gostei (:

    http://devaneiosdeuma-adolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Também ainda não li nada do Rei Arthur até hoje, tenho curiosidade mas não muita. Adorei a resenha!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Nossa tem muito tempo que li algo do Rei Arthur, mas não sabia dessa versão nacional, fiquei interessado e sua resenha colaborou para isso (=

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Achei ótima a versão nacional, e fiquei muito mais interessada nos livros que se referem ao Rei Arthur agora. rs

      Excluir
  9. Adorei a resenha!
    Eu só li um livro relacionado ao Rei Arthur e adorei!
    Desejo muito ler outros materiais relacionados a isso.
    Quero leeeeeer. ÇÇ
    Bye. o/

    silborgue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom.*-*
      Leia esse então. Não vai se arrepender.
      beijos

      Excluir
  10. Oi Dessa, também nunca li nada sobre o Rei Artur. As únicas coisas que sei são as que já vi em filmes, mas como adoro esse tema, adorei a indicação de livro. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Que bom saber, não deixe de ler este livro então! ^^

      Excluir
  11. Oie:)
    Adorei a resenha♥
    Quero muito ler esse livro. Conheço a história do rei Arthur e adorooo.

    Beijoss
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ótima resenha, quero ler, apesar de já ter lido vários livros sobre Rei Arthur. haha Beijos.
    http://alternativeyeah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Fiquei em dúvida sobre ler ou não, pq apesar de tudo isso, ainda não é meu tipo de leitura favorito.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha
    bjs
    http://ingridegoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Hey flor!

    O tema já tinha me chamado a atenção, fico feliz em saber que foi bem aproveitado, me animo mais a ler!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ai que legal!
    Sabe que nunca li nada de lendas Arturianas porque nunca achei nada do que gostasse? Pois é!
    Gostei da premissa desse livro e gostei muito da sua resenha sobre ele, adoro quando eles pegam um tema bacana e sabem usar ele!
    Obrigada pela dica!
    Lindo seu cantinho aqui, já estou nele!

    bjus
    http://www.terradecarol.blogspot.com.br/2013/10/resenha-de-coisas-que-ninguem-sabe.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que pena. Comece por esse então, não vai se arrepender. ^^
      beijos

      Excluir
  17. Olá querida!

    Não lembro de ler lido nada sobre o Rei Artur, mas pelo que resenhou, irei gostar!
    Vou das uma oportunidade para o livro, já que não é um dos temas que costumo ler!

    Beijinhos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  18. Ainda nao tive a oportunidade de ler esse livro, mas parece ser bem legal! Merlin, Artur,cavaleiros... AI deve ser bem legal mesmo! Fiquei curiosa pra ler rs
    Obrigada!!!
    Um beijo
    Pâm
    interruptedreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, é ótiimo o livro, menina. Você vai adorar.
      bjs

      Excluir
  19. Quero muito ler esse livro, e acabei de conhecer aqui no blog. Com a resenha mega interessante, me deu vontade.
    E a capa também é linda!

    ResponderExcluir
  20. eu já estou com esse livro na estante o/
    kkk e depois da sua resenha, mais ansiosa que nunca pra lê-lo o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. O livro parece ser bem interessante. Gosto bastante de histórias com magias e nunca li nada sobre Merlim, então acho que iria gostar bastante do livro.
    Parece mesmo ter vários personagens, só lendo a sua resenha, já tem 2 nomes que não sei da onde esses seres saíram rs
    A história parece ser bem complexa, com muitas reviravoltas e vinganças, para apenas 151 páginas rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, com certeza iria, sim. *-*
      Então, apesar de ser poucas páginas, o livro abrange bastante coisa. rs ^^

      Excluir
  22. Um modo diferente de escrever sobre Merlin..só tinha personagem dele velho,gostei da sinopse e da resenha já tá na minha infinita listinha ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu sempre adorei a história do Rei Arthur.
    Fiquei muito curiosa para ler para saber de todas essas vingancinha que tem no livro e se essas páginas também se transformam em 800 para mim *-*

    ResponderExcluir
  24. Eu também nunca li nada muito elaborado sobre o Rei Arthur, mas adoro a história e tenho muita vontade de ler mais. Estou com as Brumas de Avalon pra ler, mas esse parece bem bacana também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito ler As brumas, mas me disseram que é tão chato que até desanimei de comprar. rs

      Excluir
  25. Gosto bastante dessa temática, sério. Fiquei muito curiosa para fazer a leitura deste livro.
    Tinha visto sobre ele esses dias quando conferia os lançamentos da editora e tinha me chamado a atenção =D
    Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo, se você se interessou não deixe de ler! :D

      Excluir
  26. Adorei a resenha, também tenho curiosidade sobre o Rei Artur, mas nunca tive a oportunidade de ler algo a respeito e claro sobre Merlin também, está ai uma ótima oportunidade de conhecê-los. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro o Merlin. Em todas histórias que já li (ok, foram só duas), sempre o achei demais. *-*

      Excluir
  27. Muito boa a resenha. Estava mesmo esperando para ver resenha do livro.
    Acho que não me decepcionei até agora em saber do que o livro se trata e tudo o que ele trás. Só falta ler e comprovar.

    ResponderExcluir
  28. Se tiver oportunidade quero ler o livro. Arthur tem tantas versões que ainda não encontrei minha preferida.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  29. Eu preciso desse livro!
    Estava louca pela sua resenha dele, e agora estou louca pelo livro.
    Adoro a história de Merlin e o rei Arthur, e ter um livro que aborde essa temática escrito por um brasileiro é empolgante.
    Mas são só 151 páginas. u.u Acaba rápido demais!
    Mas ainda assim, estou louca pelo livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acaba muito rápido mesmo, mas adorei a narrativa do autor. Leia mesmo! Não vai se arrepender. *-*
      beijos

      Excluir
  30. A capa e perfeita , adorei a sinopse despertou meu interesse , preciso ain

    ResponderExcluir