quarta-feira, 9 de outubro de 2013

[Resenha] Reiniciados

|
Autora: Teri Terry
As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?










É por isso que eu adoro Distopias. É sempre uma história diferente, nunca é mais do mesmo. Há vários elementos que podem ser usados em uma história desse tipo, e os autores usam e abusam magnificamente bem. Foi o que Teri fez, criou um enredo baseado em um governo opressor e mesclou com os Reiniciados. Pessoas, normalmente jovens com menos de 16 anos, que cometeram algum crime e então têm suas memórias apagadas, começando assim, sua vida do zero.

Os Reiniciados precisam aprender tudo do começo: andar, falar, escrever, o que é certo e errado, essas coisas que uma criança precisa saber... Após ter a memória apagada, são obrigados a se reintegrar na sociedade, mas sempre observados e monitorados. Cada um usa um Nivo, um tipo de relógio que mostra um número. Em 5 ele é o ideal, abaixo disso, a situação é crítica e a pessoa tem desmaios. É uma forma que o governo achou de controlar esses Reiniciados, não os deixando serem violentos, e sim, sempre felizes. Os Lordeiros são agentes que pegam as pessoas que não cumprem as regras, ou parecem se desviar do ideal que o governo impõe. Até uma frase dita de forma errada os fazem sumir com a pessoa. Mas como dizem que para toda ação há uma reação, em contrapartida há pessoas que não concordam com essas imposições, o TAG: Terroristas Antigovernistas (homens bomba).

Kyla, nossa personagem principal, é uma Reiniciada. Acompanhamos sua saída do hospital, onde precisou ficar um tempo para se adaptar, e conhecemos sua nova família. Pai, mãe e irmã, é assim que ela chama eles, mesmo nunca sem os ter conhecido. O pai é carinhoso e faz de tudo para deixá-la confortável, a mãe demonstra impaciência com Kyla e aparenta não ter gostado de sua vinda e a irmã Amy é uma grande amiga e até dorme com ela por uns dias para ajudá-la em seus pesadelos, pois eles a deixam com seu Nivo baixo, e se não acordar pode até morrer.

Além de uma família nova ela precisa frequentar o colégio, lá encontra pessoas que não simpatizam com os Reiniciados. Porém, acha seu porto seguro: Ben, outro igual à ela, um garoto amável e que todas as garotas desejam. Os dois ficam amigos desde o início, mas conforme vão se conhecendo melhor, rola um romance. E sinceramente, o achei desnecessário, normalmente fico na expectativa de o casal ficar junto, mas com Kyla e Ben não tive isso. Fiquei bem mais envolvida com a história que se desenrolava por fora desse mundinho fofo dos dois. rs

David, Sandra e Amy Davis: papai, mamãe e irmã mais velha. Eles sorriem para a câmera e parecem bem simpáticos, mas quem sabe como eles realmente são?
No final das contas, nada disso importa, porque não importa quem eles sejam, tenho de fazê-los gostar de mim.
Fracassar não é uma opção.

O que me surpreendi com a trama, além desse negócio de reiniciar uma pessoa, claro, foi a forma com que os personagens evoluem. No decorrer da narrativa vimos às mudanças de personalidade de alguns, o que nos faz pensar que realmente as aparências enganam. E a autora também criou personagens extremamente indecifráveis, pois não sabemos se concordam ou não com o governo. É por isso que é preciso ter muito cuidado com o que se é dito.

Eu adorei Reiniciados, há tantas reviravoltas e segredos, que nem deixam o leitor querer largar o livro para não perder algum detalhe. Os capítulos são curtos, o que deixou a leitura muito agradável, com certeza dá para ler em um dia. Além disso, a narrativa da autora é fantástica.


68 comentários:

  1. Já ouvir falar desse livro muitas vezes, ele parece ser muito bom. Eu acho que eu vou comprar, a história me interessou bastante

    ResponderExcluir
  2. Já vi esse livro por ai
    e estou louca pra lê-lo, não vejo a hora
    de adquirir o meu exemplar

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo mesmo, é uma ótima leitura. Fiquei encantada pela história!
      bjs

      Excluir
  3. Oi Dessa,
    tudo bem?
    É a segunda resenha sobre esse livro que eu leio. Eu adorei essa história, lembrei do filme "A Hospedeira", porque no filme, da mesma forma que nesse livro, a protagonista não desiste, luta, para manter sua consciência. Além disso, levanta uma questão interessante: o que fazer com pessoas que cometeram crimes? Merecem uma segunda chance? Como integrá-los a sociedade novamente?
    Quero muito ler. Ótima dica!!!!!
    Tem sorteio de livro lá no Cantinho, depois passa por lá e participa:
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/2013/10/resenha-do-livro-o-eterno-menino.html
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo e você? :D
      Obrigada! Realmente é uma ótima dica, o livro é ótimo!
      beijos

      Excluir
  4. Oie linda, tudo bem ?
    Passando aqui para conferir as novidades e achei super interessante essa obra, mas eu sinceramente não o conhecia até agora.
    Achei a capa bem interessante também, porque é bem chamativa...
    E o assunto que o livro aborda é muito bacana, até porque é algo meio que incomum para nós da sociedade. Mas você falou muito bem sobre ele na resenha. Parabens =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo e você? :D
      Sério que você não conhecia? nossa... ;o hahaha
      Obrigada, querida! Espero que você tenha oportunidade de ler e goste tanto quanto eu. ^^
      bjs

      Excluir
  5. Eu tô louca pra ler esse livro, só li uns 2 capítulos (na livraria kk), inclusive li a parte desse quote que você postou. Tá nos meus desejados, também amo distopias hehe É o meu gênero favorito e nunca li uma distopia ruim :p Adoro a capa de Reiniciados também e mal posso esperar para ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, né? Difícil ter uma distopia ruim. hahaha
      Os capítulos são rápidos de ler, e a leitura super agradável. Leia logo! rs

      Excluir
  6. Também adoro distopias, rsrsrs... São sempre inteligentes e sempre nos acrescentam coisas boas!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  7. Além de amar distopias, amei Reiniciados, amei a Kyla que é diferente e assim como você achei desnecessário o romance com o Ben, faltou algo nisso. Mas realmente esse mundo me prendeu de uma forma inexplicável, nem tudo é o que parece, tudo me deixou na expectativa. Já estou ansiosa pela continuação... Que não demore!
    Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, muitas expectativas. Estou curiosa pela continuação, há várias coisas que quero descobrir.
      Obrigada! *-*

      Excluir
  8. Esse livro é maravilhoso!! Entrou para a minha lista de melhores distopias do ano!
    Ah, e meu blog está comemorando dois anos de existência, e está rolando uma super promoção valendo 4 incríveis livros! Passa lá depois quando tiver tempo para participar. :)
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso mesmo. Não sei se é o melhor, li tantas distopias boas esse ano, mas ta no top 5. hahaha
      bjs

      Excluir
  9. Oi,

    Eu já tinha visto esse livro e lido algumas informações sobre ele.
    A ideia é bem legal, embora não seja fã de distopias é um livro que chama a atenção, pela capa (a série segue o mesmo padrão de capa) e pelo enredo.

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/
    http://yumeeocantinhodaleitura.blogspot.com.br/
    http://www.facebook.com/pages/Yume-e-os-Livros/354138304679022
    @Yumeeoslivros

    ResponderExcluir
  10. Ouvir falar bastante desse livro! E como amo livros distópicos, não vejo a hora de lê-lo!
    Beijos
    http://utopiaincessante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, leia logo mesmo. Ainda mais que esse ano já sai o segundo. *O*
      bjs

      Excluir
  11. Uou! Que massa. Eu também adooro distopias! Já tinha visto esse livro e adorei a capa, mas não sabia sobre o que tratava. Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  12. Hey flor!

    Amei a resenha, já estava planejando ler esse livro, mas agora fiquei mais animada ainda. Bom saber que os personagens evoluem, sempre torna a historia melhor, mais facil de se conectar!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heyy!
      Que bom saber, Amanda. *-*
      Acho que você irá adorar! :D
      beijos *;

      Excluir
  13. Ual! Eu adoro distopias, essa parece se mais uma das distopias maravilhosas que temos por aí...
    Pouco a pouco vem se tornando o meu gênero preferido hahaha
    adicionei no skoob <3

    Beiijos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje não li nenhuma distopia ruim, que eu lembre pelo menos. ;o
      beijos

      Excluir
  14. Adorei a premissa da história. Parece ser eletrizante. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é mesmo. Reviravoltas, segredos, tudo de bom. rsrs
      beijos

      Excluir
  15. Oie,
    o livro parece ser mto bom. Adoro livros que não são previsíveis.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      Esse não é mesmo. Há coisas que nem se imagina como vão desenrolar ainda. rs
      bjs

      Excluir
  16. Não sou fã de distopias, mas vejo o quanto elas podem trazer reflexões numa leitura. Reiniciar uma pessoa e conduzi-la para um propósito é algo que me pareceu brutal. Como robotizar seres humanos, tirar-lhes a liberdade e o livre arbítrio.
    Achei a trama interessante. Acho que assim começo a me interessar por algumas distopias, desde que me façam parar e refletir. Adorei a resenha por me trazer essa sensação de pode me aventurar em outros estilos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim?! Distopia é tudo de bom, menina. rsrs
      É brutal mesmo. E o pior é a dúvida "o que de ruim eu fiz?", isso é o que Kyla se pergunta muito. Como ela é agora, ela não consegue aceitar ter sido criminosa, sabe?

      Excluir
  17. vc só me confirmou o que todo mundo anda dizendo <3 e eu preciso desse livro huhuhusahuuh
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  18. Hum...adorei! Sou louca para ler esse livro, na Bienal RJ fiquei babando na capa...linda d++. Eu também amo distopias porque realmente o cenário é aquele totalmente destruído, mas a história é sempre diferente e te faz pensar muito em um possível futuro assim.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda mesmo! Me apaixonei pela capa. *-*
      Né, penso exatamente isso. rs *O*
      bjs

      Excluir
  19. Oie:)
    Estou louca para ler esse livro. Já li várias resenhas dele e cada vez fico mais curiosa.
    Adoro distopias e essa é a que eu estou mais ansiosa para ler*-*
    Adorei a resenha♥♥

    Beijoss
    http://cupcakedeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. AAAh, eu estou a louca das distopias no momento rsrs Já estava curiosa com esse livro, por causa dessa capa LIINDA, e você só me deixou ainda mais louca para lê-lo! (Preciso seriamente ganhar na loteria para comprar tantos livros hahahaha)
    Beijos!

    Karen Costa
    @ViajandoEstante
    http://viajandonaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andava louca para ler esse livro, quando ele chegou passei na frente de todos os outros. hahaha ;P
      Nem fala, queria ganhar também. E pra comprar uma casa nova, pq não tenho mais espaço aqui. ehouhuo
      beijos

      Excluir
  21. Oie,

    Nossa o livro é bom mesmo, se achou até o romance desnecessário deve ter muitas reviravoltas como disse. Ta aí, fiquei com vontade de ler esse livro também. O problema de nós leitores viciados é que sempre queremos ler outro e outro, o que acontece é que nem sempre conseguimos. Mas anotei a dica e espero poder me aventurar por essas páginas em breve.

    Beijokas elis!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Leia mesmo. *-* Uma distopia maravilhosa. <3
      beijos

      Excluir
  22. Sou louca por esse livro desde quando vi ele aqui, e fiquei mega triste por não ter ganho O top Comentarista,pois teria escolhido esse livro o/
    kkkk mas ok, não ganhei mais vou comprar o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. AMO distopias e adorei a premissa de Reiniciados. A ideia de ser reiniciado e ter que reaprender a fazer tudo de novo, ter a sua memória apagada e usar o Nivo para monitorar as suas emoções.
    Gosto de capítulos curtos, acho que deixa a leitura mais dinâmica e adorei a capa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, achei genial essa ideia. *-*
      E realmente, a leitura fica bem mais dinâmica quando os capítulos curtos. :D
      beijos

      Excluir
  24. Como não ficar ainda mais louca por esse livro após essa resenha?
    Se eu já estava louca por esse livro, agora estou alucinada!
    Adoro distopias e esse livro parece ter uma trama bem original e completamente diferente do que costumamos ler. Gosto quando o governo é o "nosso vilão principal", meio que torna mais real e nos faz lembrar de momentos históricos passados. E eu adoro história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, que bom saber que minha resenha fez isso. rsrs <3
      Adoro distopias tbm, e até hoje não me decepcionei com nenhuma!
      Leia logo! *O*
      bjs

      Excluir
  25. Cara, distopias são sempre boas, gosto muito!
    E esse livro já me interessa a um tempo, quero muito ler.
    Sua resenha ficou ótima, e me deixou mais interessada ainda. Ah, e a capa dele é perfeita vei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. É difícil achar uma ruim. *O*
      Capa linda mesmo. Ainda bem que mantiveram. As dos próximos também são lindas.
      bjs

      Excluir
  26. Olá Dessa!

    Como adoro distopias, esse com certeza será mais um que irei ler! Só de saber que a pessoa tem a memória apagada e precisa reaprender tudo me fascina!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii.
      O livro é ótimo, você vai adorar! Ansiosa para o próximo.
      bjs

      Excluir
  27. Adorei, adorei, adorei, adorei!
    Se fosse para eu comprar esse livro só pela capa, eu comprava.
    Mas se eu ainda tivesse dúvida, era só ler: "As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada."
    Ainda mais sabendo que é uma distopia, é pra mim!
    E sua resenha só confirmou o que eu pensava: TENHO QUE LER!
    Obrigado por isso! haha!
    Bye. o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, awn, que bom saber. *-* Não perca tempo, corre ler! rsrs
      A distopia é de tirar o fôlego! <3

      Excluir
  28. Já vi bons elogios em relação a este livro.
    A premissa é muito boa e agora lendo a sua resenha irei colocá-lo para a listinha de desejados. Espero ainda lê-lo este ano, se for possível, rsrs.

    Beijos.
    http://umajovemleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Estou de olho nesse livro há um bom tempo. Eu amo distopias e até agora não li nada parecido com a premissa desse livro. Isso tudo de ser reiniciado para uma vida nova, e morar com outra família que não é a sua verdade... deve ser incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível mesmo. E o legal das distopias é que é difícil a premissa ser igual, né? rs

      Excluir
  30. Distopias são os melhores livros que leio.
    A minha expectativa em cima desse livro é tão grande! A primeira coisa que me faz querer ler ele é por causa dessa capa maravilhosa e depois por essa resenha que deixa qualquer um com vontade de ler, imagina um fã de distopias ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capa linda mesmo. E está esperando o que para ler? rs Faça isso logo! ^^

      Excluir
  31. Não sou mt fã de distopia não mas esse livro eu gostei e tô louca pra ler!! =P
    amo essa capa!

    https://www.facebook.com/livroaoavesso
    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Ahhhh um dos meus desejados desde o lançamento. Não li nenhuma resenha negativa até agora, o que me causa um certo receio em ler e ser a única que não vai gostar =/ Muitas expectativas da nisso. Enfim, mas mesmo assim, desejo demais fazer a leitura desse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sem expectativas, minha única dica. rs Mas, olha... o livro é tão bom! Acho que você irá gostar.

      Excluir
  33. Esse lance de reiniciar a memória muito maneiro, desde que vi num filme quenem lembro o nome. Eu tenho o livro mas quero ter o livro 2 pra começar a ler. Vamos ver se essa distopia consegue me conquistar.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A distopia é ótima, devia ter esperado para lê-lo, pois agora estou ansiosa para a continuação. hahaha

      Excluir
  34. Adorei essa capa , dá uma ae assim de drama é trama sei lá interessante kkk bj

    ResponderExcluir