terça-feira, 12 de novembro de 2013

[Resenha] A lenda do cavaleiro sem cabeça

|
 Autor: Washington Irving - Jeff Zornow
Quando um homem reservado chega ao povoado de Iping, coisas estranhas começam a acontecer. Móveis se movimentam sozinhos, dinheiro e comida são roubados e barulhos são ouvidos durante a noite. Seria obra do Cavaleiro sem cabeça?Graphic Chillers é uma coleção de oito clássicos da literatura de horror adaptados para os quadrinhos. Os três primeiros títulos da série são Drácula, de Bram Stoker, Frankenstein, de Mary Shelley, e O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson. Até o fim do ano serão lançados mais cinco livros; a Múmia, de Bram Stocker, O homem invisível, de H. G. Wells, O fantasma da ópera, de Gaston Leroux, O lobisomem, de Jeff Zornow, e A lenda do cavaleiro sem cabeça, de Washington Irving.
A coleção é ideal para o público jovem, já que aborda de maneira leve e inteligente grandes clássicos da literatura de horror de que certamente ouvirão falar ao longo da vida.


Fazia tempo que não lia uma HQ, então aproveitei que a Prumo estava lançando a de A lenda do cavaleiro sem cabeça e solicitei. Ela é curtinha, tem apenas 32 páginas, por isso não vai ser propriamente uma resenha, e sim uma opinião rápida.

Não tenho grande entendimento no assunto de desenhos/traços e etc, mas os achei muito bonitos e bem feitos. O tipo de papel também ajudou nas cores, pois ele é bem liso e brilhoso.


Li um livro da história também, que se não me engano foi a Leya que publicou, e adorei.
Nesta HQ temos uma versão resumida da história, digamos assim, pois ela é bem rápida de ler. Porém, ela consegue passar tudo que ocorre realmente na trama do livro, só que através dos desenhos.

Temos um contraste de cores visível, há partes alegres e vivas e em outras percebemos que são mais sombrias conforme o andar da trama.


Nem preciso dizer que dá para ler em uns 15 minutos, né? haha 
Então quem já curte a lenda não pode ficar sem ler este e para quem não conhece é uma boa pedida começar com a história em quadrinhos. ;)

Descobri uma coisa interessante, esta HQ faz parte da coleção Graphic Chillers da editora Prumo. A coleção lança os clássicos da literatura, e já tem alguns títulos como: Drácula, A múmia, O fantasma da ópera, etc. Achei muito bacana mesmo, e estou curiosa para ler o resto. Além disso, por conta da leitura acabei tomando vergonha na cara e comecei a assistir a série Sleepy Hollow, inspirada na história do professor Crane. Estou adorando!

54 comentários:

  1. Oie,
    não sei se leria, gosto de mangas, mas como diz meu noivo, só manga de menininha rsrsrsr
    E acho que faz mtos anos que li um HQ
    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Ah, que pena. rsrs
      Como é de um clássico acho que vale a pena ler. ^^
      beijos

      Excluir
  2. Eu não tenho o costume de ler HQ's, mas acho lindo os desenhos bem feitos!
    Achei muito legal uma coleção com os clássicos da literatura, dá até vontade de conferir.

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Para ser sincero não tenho costume de ler HQS mas esse acho que leria, parece ser bem de rápida leitura.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gente, genial! Tenho o livro, mas ainda não li. Não sabia da HQ, mas sou fã do gênero, vou providenciar a compra, rsrs...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  5. Nunca fui fã de HQ, na verdade só tenho interesse de ler umas 4 histórias apenas. Mas já ouvi falar da lenda do cavaleiro sem cabeça, mas nunca li e nem vi nada sobre. Achei muito interessante. É uma HQ que valeria apena ler :}

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que a editora Prumo tinha lançado HQ de clássicos da literatura =) Gostei bastante dos títulos já lançados! Com certeza leria Drácula, A múmia, O fantasma da ópera e O cavaleiro sem cabeça! =)
    Gostei bastante das ilustrações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia também, fiquei a parte quando recebi as news, rs.
      beijos

      Excluir
  7. Sinto falta de ler um HQ de vez em quando, acabo me afogando em livros extremamente densos e não me permito uma leitura rápida e mais leves, com ilustrações e tal. Acho que está na hora disso mudar e "A lenda do cavaleiro sem cabeça" seria uma boa pedida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, entendo perfeitamente. Também gosto de dar uma lida em algo mais leve de vez em quando.
      beijos

      Excluir
  8. Olá!

    Não sou fã de HQ, por isso não me interessei por ele, mas sua resenha como sempre, ficou ótima!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  9. Oi Dessa, tudo bem?
    Achei bem legal essa HQ. De vez em quando gosto de ler estórias curtinhas assim pra dar uma descansada.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo e você?
      A HQ é bem leve mesmo e lemos tão rápido que ficamos querendo mais. rs

      Excluir
  10. A história parece ser bem interessante e prender o leitor.
    http://thetimeb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ah eu amo HQs. E embora tambem nao saiba muito sobre as historias, sempre me divirto.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro também, quero ler os outros da coleção agora. *O*
      beijos

      Excluir
  12. Eu adoro HQs, acho muito legais, mais acho que não leria esse. Esse não é muito o meu tipo de leitura

    ResponderExcluir
  13. Oi Dessa, tudo bem??
    Apesar de não ler muito HQs, achei este fofo demais e de deu muita vontade de conferir!!
    Beijocas ♥

    ResponderExcluir
  14. Vim conhecer o seu espaço. Já estou seguindo e curtindo a fan page. Vem me visitar e gostar retribui?

    Beijos da Nane Balda
    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii!
    Não faz meu estilo, mais para quem aprecia o gênero deve curtir! :)

    bjo,

    blogandolinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Admito que não sou chegada em hq's. Nunca gostei de nada do tipo.
    É meio mais diálogo né? Nunca gosto, igual livro tipo roteiro.
    Só leio se for shakespeare, porque tbm nem sou chegaga !
    Porém, eu adoro essa história *O*
    Beijos, Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena. rsrs :/
      Verdade, é difícil ter narrativa ou muitos detalhes.
      beijos

      Excluir
  17. Olá!!!, Deus te abençoe boa noite, amiga blog maravilhoso sucesso amiga.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Adoro HQ, chibi e mangá, foi assim que eu comecei a ter um amor muito grande pela leitura, e acho que tem que começar assim, do mais facil até o mais dificil...
    Eu já li, e achei super legal, adorei a postagem ^.^
    http://thebookperfectlu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Adoro HQs e saber que tem uma da história do Drácula me anima.
    Como não conheço nada da lenda tratada nesta HQ realmente seria uma maneira legal de começar.
    E eu amo Graphic Novels por causa das páginas lisinhas. São tão legais de pegar!

    ResponderExcluir
  20. Já vi alguns filmes sobre essa lenda, e adorei a maioria deles...
    Legal saber dessa HQ, já me deu vontade de adquirir um, e de ler em 15 minutos, bom demais! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, é muito bom de ler. *-*
      Estou acompanhando a série que saiu! rs

      Excluir
  21. Ei que legal Dessa!!! Uma clássico em HQ e ainda por cima você me descobre que eles vão lançar mais! Adorei a noticia, estes eu lerei com certeza ;)

    Abraço,
    Diego de França
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eles ja têm outros clássicos lançados. Legal, né? rs
      beijos

      Excluir
  22. Nunca fui Fão de HQ, mais gostava muito das Historinhas da Turma da Monica.
    Bom, como faço leitura para crianças, tive que começar a gostar de Ler, por ter muitas gravuras e poder utiliza-las, é uma ótima forma de chamar atenção das minhas crianças. Infelizmente, não poderei ler esse para elas, mas com certeza vou procurar ler, mesmo existindo um pouco de trevas, o que eu não gosto muito...

    -> Venho acompanhando sempre suas resenhas, afinal, um leitora sempre reconhece uma boa Leitora Resenhista, e me inspira muito a ler os livros resenhados.
    Nunca havia comentado por não me achar boa em comentar, mais, aqui estou eu.
    Adoro estar aqui todos os dias.
    Fã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sempre preferi os gibis da mônica, rs. Mas tenho lido ótimas HQ/Graphics, etc e adorando. *-*
      Realmente, esse é meio pesado para crianças, apesar de ser colorido. rs
      Awn, que fofa. *-* Muito obrigada, é sempre bom receber comentários como esse reconhecendo meu trabalho com o blog. <3
      Beijos! :*

      Excluir
  23. Eu também não sou de ler muito HQS, porém esse me pareceu ser bastante interessante, a resenha também ajudou muito.

    ResponderExcluir
  24. Que legaaaaaaaaaal não sabia que tinha esse livro..vou já procurar..adoroooo HQS

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Gostei dos traços, com certeza vou querer essa HQ na minha coleção! Eu ainda vou assistir a série de TV.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir