domingo, 17 de novembro de 2013

[Resenha] Rico e Joana em o pirulito assassino

|

Autora: Maria Izabel Gomes Silva
Um atípico assassino vestido de palhaço faz suas vítimas desferindo golpes com um enorme e duro pirulito de rapadura. O habilidoso, renomado e encantador detetive Rico Dantas e a destemida Joana Coquinho irão desvendar esse mistério. Com um enredo dinâmico, cheio de ação, aventura, suspense, romance e diálogos recheados de humor, o romance policial (primeiro volume da série) prende a atenção do leitor do início ao fim, de forma a agradar a todas as idades. Em um estilo próprio do narrador, as cenas inusitadas vão pouco a pouco desnudando a trama central ao longo de todo o romance. Quando então, nos capítulos finais, é revelada a verdadeira identidade do palhaço assassino e os motivos que o levaram a matar suas vítimas à pirulitadas, em um desfecho emocionante, que surpreenderá até o mais atento dos leitores.

Recebi um convite da autora para resenhar o livro, e assim que vi a capa e li a sinopse, a vontade de ler Rico e Joana em o pirulito assassino foi grande. A trama envolve assassinatos, investigação e romance policial, ou seja, um dos gêneros que mais gosto. Além do tema, eu notei algo diferente nele, algo que nunca li em livros policiais, por isso a curiosidade de conhecê-lo foi maior: diálogos e cenas engraçadas e quase irreais, a trama em si tem esse toque de humor surpreendente para a premissa envolvida, mas que no fim combina perfeitamente.

A história começa nos apresentando o Sr. Ronald Coquinho, um homem que quando era criança tinha uma barraquinha de rapaduras, e que hoje em dia possui uma empresa famosa: a Las Cadentes. Ele e sua família vivem em Quibeleza, cidade de Será. Certo dia um estranho assassinato ocorre, um vigia da empresa do Sr. Ronald é morto com uma pirulitada. O mais estranho ainda, é que aparentemente o criminoso é alguém fantasiado de palhaço, que tem como alvo o próprio Sr. Ronald. 

Rico Dantas é o detetive que fica responsável pelo caso, ele é charmoso e com um senso de humor que ultrapassa a sinceridade, muitas vezes até ofendendo sem querer. Joana, filha do Sr. Ronald, se encanta com o detetive e acaba virando sua parceira nas investigações. Não que ele queira, mas ela o chantageia de todas as formas possíveis só para encontrar a pessoa que quer fazer mal a seu pai. Joana tem dois amigos: Melissa e Arnoldo. Até eles acabam se envolvendo nas investigações, se metendo em vários perigos e aventuras.

A autora criou uma história juvenil com uma premissa muito engraçada em que o narrador conversa com o leitor, ele dá cada tirada que não tem como deixar de rir. Além disso, a leitura é agradável e flui muito rápido. Os personagens são uns mais malucos que os outros, com personalidades marcantes e que aprontam cada coisa impossível de acreditar, como Rico Dantas que utiliza de vários disfarces hilários para investigar o caso do palhaço assassino.

... a gigantesca e não menos famosa empresa "Las Cadentes" - por favor, meus caros leitores, só não repitam o nome da empresa várias vezes consecutivas, por causa da cacofonia.

Algumas vezes senti raiva de Joana, ela era muito teimosa e enjoadinha, além de que o romance dos dois nunca engrenava. Sabe aquela ansiedade de "eles vão se beijar..." e a cena não acontece? Foi assim diversas vezes, rs.

  E como todo livro de mistério, o final é surpreendente e pega o leitor totalmente de surpresa com a descoberta dos fatos e do assassino. Realmente não imaginava nada daquilo, e no fim, percebi que em nenhum momento tive alguma suspeita de quem era o palhaço assassino. Além disso, não vi nenhuma falha na sequência de acontecimentos, sendo tudo devidamente explicado no final. Me diverti bastante com o livro, recomendo!

61 comentários:

  1. Oie, também senti que a Joana era muito enjoada....intrometida também.
    Mas o livro cumpre a proposta e tem um texto muito divertido.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Intrometida mesmo. hahaha
      A leitura foi muito agradável, adorei poder ler. ^^
      beijos

      Excluir
  2. Oi flor!

    Estava curiosa em saber mais desse livro, afinal não é em todo livro que alguém é morto a pirulitadas kkk imaginei que seria bem engraçado mesmo, mas fiquei com receio de que isso estragasse a parte investigativa. Que bom que não foi assim ;D

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      É muito engraçado, me diverti um monte lendo. rsrs
      O humor deu um toque a mais na trama, adorei.
      beijos

      Excluir
  3. Que bom saber que os livros nacionais estão conquistando cada vez mais espaço. Gostei da resenha, o livro parece ser o estilo de leitura que me agrada!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, assim que tiver oportunidade leia então! ^^
      beijos

      Excluir
  4. Olá Andressa, querida! Tudo bem?
    Queria lhe dizer que, em sua resenha, você passou ou leitor a essência do livro em sua totalidade, do início ao fim, principalmente, apontando um quesito técnico primordial aos romances policiais compromissados com o leitor: uma trama "costurada".
    Parabéns pela bela resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Tudo e você?
      Agradeço o comentário, é gratificante saber que você gostou da resenha.
      Beijos

      Excluir
  5. Nossa, que história diferente, com um palhaço assassino e bastante humor.
    Achei o livro interessante, parece que dá para dar várias risadas e que o desfecho é surpreendente =)

    ResponderExcluir
  6. Gente, que título é esse? Que engraçado.. nunca tinha ouvido falar da história. Obrigada pela dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Dessa!
    Desde que eu li a sinopse desse livro pela primeira vez eu fiquei com vontade de ler ele, e olha que nem é um dos meus gêneros preferidos! Achei a história tão diferente, original... e dá pra sacar de cara que ainda tem uma boa dose de humor que parece deixar a leitura muito divertida. Fiquei curiosa pra saber mais, espero poder ler um dia!

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      A leitura é muito divertida mesmo, vale a pena ler.
      A história foi bacana, estou ansiosa para mais aventuras dos dois. rs

      Excluir
  8. Oi Dessa,
    já ouvi falar muito deste livro recentemente.
    Ele parece ser bem legal, apesar de que não curti a capa.

    Dica anotada.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal mesmo. A capa é meio infantil, mas adorei. rs
      bjs

      Excluir
  9. Oi Andressa!
    Que interessante, primeira vez que ouço falar do livro. Ultimamente tenho saído da zona de conforto dos romances e me aventurado nos mistérios, e tenho curtido bastante.
    Gostei desse, parece ser bom, mas assim como a Van citou acima, eu não curti muito a capa. =(

    Bjos,

    blogandolinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      É bom se aventurar em outros gêneros, né? rsrs
      A capa não é linda, mas eu gostei sabe? rs
      beijos

      Excluir
  10. Gostei da sua resenha, eu gosto de livros de mistério que me façam rir, se tiver a oportunidade vou ler o livro. Adorei a capa.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  11. Oie Dessa
    amo histórias juvenis, ainda mais quando o narrador conversa com o leitor, tornando a leitura muito mais dinâmica.
    Amei. Vou acrescentar na longa lista de desejados.
    bjos
    wwww.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Acho muito bacana quando o narrador faz isso, deixa a história mais leve e até divertida. rs
      beijos

      Excluir
  12. Parece ser um livro com uma história bem divertida pelo menos o que li neste post deu a entender.
    Uma ótima semana.
    http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ouvi muitos comentários sobre esse livro, mas ainda não li! :c
    Beijos
    alternativeyeah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro e o titulo é bem curioso rsrs

    bjo

    Pah - Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela reseha, tenho sim vontade de ler esse livro.
    Até mais, e um bom inicio de semana. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Dessa, tudo bem??
    Já ouvi falar desse livro e gosto de livros leves e divertidos.
    Parece uma ótima dica de leitura leve, para passar a tarde.
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo e você?
      É ótima mesmo para ler em um dia qualquer. *O*
      beijos

      Excluir
    2. Sempre bom ler algo deste gênero depois de um livro com uma historia mais complexa!!
      Estou lendo Amazônia, e é demais =)
      beijinhos!!

      Excluir
  17. Eu quero. Já tinha lido outras resenhas desse livro, mas nenhuma me deixpu tão estusiasmada quanto a sua.
    Amo romances policiais tabém e um recheado de humor deve ser divertidíssimo.
    E ao ler a premissa do livro não pude deixar de me lembrar daquele joguinho do face: Criminal Case. Um palhaço assassino que usa pirulito como arma? O.o Sim, coisa d emaluco! haha.
    Fiquei louca pelo livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso, Rita. É ótimo quando desperto algo nas pessoas com as minhas resenhas. rs
      Nunca joguei esse jogo. ): HAHAHA
      beijos

      Excluir
  18. Olá,
    Pelo que vi dos comentários, já é um livro bem comentado. Mas, ainda não conhecia. O livro parece realmente que é muito bom mesmo. Morto à pirulitada? Isso que é inovação, apesar de bizarro, não é impossível.
    Sua resenha ficou bem legal.

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é toda trabalhada no humor. Um romance policial leve e muito engraçado. Vale a pena ler.
      Obrigada!
      beijos

      Excluir
  19. Gostei do livro, parece bem humorado!
    Ótima resenha ^^

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
  20. Ah! Eu adoro esses personagens que deixam a gente agoniada, rsrs. Tipo com muito ódio!!!
    Amei a resenha.
    Capa linda e história bem legal. Adorei a dica!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma relação constante de amor e ódio mesmo. rsrs
      beijos

      Excluir
  21. Oii!!7Amo livros engraçados e surpreendentes!
    Ainda não conhecia o livro, mas já fiquei interessada!
    Beijod

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  22. Quero muito ler esse livro, ele já me chamou a atenção desde o começo, o título é engraçado, o nome dos personagens é mais engraçado ainda... =P
    E agora a cidade chamada Quibeleza, a empresa de doces Las Cadentes (ri mais ainda)... hahahaha
    É a primeira resenha que leio sobre esse livro, e me deixou com mais vontade de ler ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a história tem um humor muito gostoso. *-*
      Adorei a leitura, leve e descontraída!
      beijos

      Excluir
  23. Oi Dessa,
    Tudo bem?
    A Maria Isabel é muito simpática, super educada. Adorei conhecê-la. A história do livro dela me conquistou logo de início. Adoro tramas policiais e essa tem um elemento diferencial: é divertida. O livro parece ser perfeito, ainda tem romance e um final surpreendente.
    Vou ler com certeza.
    Maria Isabel sucesso para você, estou na sua torcida!!!!!!!
    Beijinhos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii! Tudo e você?
      O livro é ótimo mesmo. Como falei antes, a leitura é descontraída e dá prazer ler.
      Adorei o humor inserido numa trama policial.
      beijos

      Excluir
  24. Eu pretendo ler esse livro em breve, tb adorei a capa e me chamou muita atenção :)

    ResponderExcluir
  25. Acho que é uma leitura para se fazer quando está afim de se entreter e se divertir mesmo. Nada denso, bem leve, aparentemente bem desenvolvida e com um final satisfatório.
    Vou adicionar na minha listinha de desejados depois da sua opinião!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adiciona mesmo, a história é descontraída e realmente com um desfecho satisfatório. ^^
      beijos

      Excluir
  26. Realmente o final é surpreendente, eu nunca tinha imaginado aquele personagem como o assassino! Gostei bastante do livro, claro, tem algumas coisinhas que não me agradaram tanto, mas mesmo assim a leitura foi bastante agradável e vale a pena dar uma chance a obra *-*

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu tinha, haha. Adorei a trama, espero que o próximo volume saia em breve. *-*
      beijos

      Excluir
  27. Olá Dessa!
    Nossa,estou aqui agora morrendo de vontade de ler esse livro, ainda mais com um tema que adoro.
    Estou doida para saber quem é o assassino da história.
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  28. A resenha está perfeita, parabéns. Porém não surtiu efeito comigo pelo menos. Não fui muito com a cara do livro (não sei porque), quem sabe algum dia eu possa me interessar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Ah, te entendo. rs Talvez por ser um policial engraçado? Vai saber :P

      Excluir
  29. Não sei se leria a sinopse e a capa não me convenceu =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Já conhecia esse livro, ainda não li, mas me interessa muito, pois também adoro investigações e mistérios! Apesar da personagem ser bem chata, como você comentou, parece ser uma estória muito divertida e cheia de ação e aventura! :D

    ResponderExcluir