sábado, 23 de novembro de 2013

[Resenha] Terras metálicas

|

Autor: Renato C. Nonato
A Última Guerra lavou a atmosfera com uma massa nuclear, tornando-a incapaz de sustentar a vida. Para continuar sobrevivendo, a humanidade precisou se adaptar, isolando-se numa atmosfera artificial: a Esfera, local onde tem se mantido com o passar das gerações. A utopia da sociedade reinou desde então, com a paz sendo mantida com mão de ferro pela Elite. Mas essa paz pode acabar… Raquel é uma recém-formada em primeiro nível na Academia, que passa seu tempo livre entre Saturno – o parque temático da Esfera – e divagações sobre seu sonho de voar. Ao iniciar uma nova etapa de vida, ela vai encarar a cerimônia de implante que pode tornar esse sonho realidade, se a habilidade dos Túneis lhe for conferida. Mas essa nova etapa também vai levá-la por caminhos perigosos… Raquel descobrirá que o IA, responsável por todos os sistemas de sobrevivência da Esfera, está com os dias contados. Como manter a sanidade sabendo que a vida tal qual você conhece está para acabar? Raquel ainda não tem essa resposta, mas vai precisar encontrá-la. E para isso ela precisará, mais do que nunca, da ajuda de seus amigos… Tashi, Tales, Ângelo, Camila, Liceu, Isabela e Nirvana lhe darão sustentação quando tudo o mais na utópica Esfera estiver ruindo.

A resenha de hoje é especial, nesta data o livro do autor Renato C. Nonato faz um ano! Queria ter conhecido antes, mas até que foi bom ler só agora, quem sabe está mais perto de sair a continuação? Sim, terá continuação! Então não se desesperem com o final, rs. Demorei um pouco para terminar Terras metálicas, mas foi mais pela falta de tempo mesmo, fim das aulas está aí e estou atolada de provas. :/

O livro tem uma narrativa em terceira pessoa, mas que consegue demonstrar bem os sentimentos e personalidade de cada personagem. A trama é baseada em um mundo pós-apocalíptico, digamos assim, pois a Terra está inabitável após tantas guerras e destruição. É então que já no início da história nos deparamos com um novo "mundo". A Esfera é uma local dentro da Terra que criaram para sair da superfície onde havia muita radiação, fato que ocorreu  talvez há séculos.

O que eu achei mais interessante é que as pessoas possuem poderes, com certa idade são implantados chips nos jovens que revela qual poder terá. Eles são divididos em Exilados (não possuem poder), Bios (conseguem transformar o corpo, voz, etc.), Sibérios (mexem com o calor e o frio), Túneis (possuem braços invisíveis que podem usar para movimentar objetos) e Antenas (conseguem ler e induzir pensamentos).

Raquel, Tales, Ângelo e Camila acabam descobrindo que há um atraso no mainframe, o que pode gerar o caos - mais uma vez- na Esfera e colocar a população em perigo. Como se isso não fosse suficiente, mais pessoas desconfiam dessa condição e formam a Facção, um grupo que quer tomar o controle e tentar arrumar esse atraso, além de divulgar isso para o resto das pessoas. A tecnologia neste lugar é bem mais avançada, além dos chips há os tashis, mini robôs que servem como mascote. Isabela, uma personagem que aparace mais para frente, também tem um, o Nirvana, ele é muito engraçado. Aliás, todos os tashis tem alguma personalidade diferente e que diverte.

- Nossa, elas vão muito alto, não vão, vovó? - Nirvana repetiu numa voz revoltada. - Se essa criança existisse de verdade eu ia me enfiar pela goela dela e garantir que ela nunca mais falasse!
A premissa se baseia em uma busca para "consertar" a Esfera, há boatos que a superfície já pode ser habitada, mas o regente Alastor é contra deslacrá-la, pois se ainda houver radiação isso mataria todos. A história em si é surpreendente. Adorei os elementos inseridos nela, como os poderes, a situação de esse lugar não ser mais tão seguro, a "rebeldia" de certas pessoas, etc. Achei tudo bem construído, e quando fui chegando ao final até achei que estaria tudo concluído, mas me enganei... O final deixa bem claro que há uma continuação e nos faz morrer de ansiedade.

 A leitura foi agradável, os personagens são bem marcantes, gostei bastante de todos. Há reviravoltas no livro que não se espera, ainda mais quando há traidores no meio. Sério, fiquei de queixo caído. rs Um ponto que me chamou atenção foi a idade dos personagens, alguns com 13 anos eram tão maduros que parecia que tinham 16. Até esquecia desse detalhe às vezes, rs.

O livro tem 614 páginas, por isso não se assustem e leiam sem medo! Recomendo! Confiram mais sobre o autor aqui: Renato C. Nonato

43 comentários:

  1. Oi Dessa =)
    Já faz um bom tempo que eu quero muito ler Terras Metálicas. Achei a história tão diferente, e a cada resenha que leio fico mais interessada ainda! Estou super curiosa pra saber mais da história e espero ter uma oportunidade de ler em breve.

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também andava louca para ler, só via as pessoas falarem bem do livro. rs
      beijos

      Excluir
  2. Minha intensidade de curiosidade cresce a cada resenha que eu leio, esse autor merece o sucesso que faz, o livro dele parece ser muito bom.

    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  3. Olá Dessa,
    adorei sua resenha, me deixou curiosa, faz um tempo que não leio nada nesse estilo.

    Beijos!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li, mas fiquei curiosa,
    ,vou procurar um tempinho o mais rápido possível.

    Beijos
    Blog | Divulgue seu sorteio | Divulgue seu post no meu blog

    ResponderExcluir
  5. 614 páginas? Morri agora!! Justo eu que estou fugindo de livros grandes que me dão preguiça? Socorro! Mas brincadeiras a parte, você me deixou ainda mais curiosa para ler Terras Metálicas. O texto parece ser inteligente e cheio de elementos tecnológicos que eu adoro. Valeu pela resenha Dessa. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Grande, né? rsrs
      Morro de preguiça de livros assim também, sempre escolho os menores para ler. haha Mas esse tem a leitura muito rápida. *-*
      Beijos

      Excluir
  6. Eu também só conheci agora, mas estou hiper-mega-extremamente curiosa para le-lo! Até que não me importo com o numero de paginas, esse livro realmente chamou a minha atenção!
    beijos e que Deus te abençõe ♡ Blog Like a Rock, Like a Roll (clique) | Fan page|Pesquisa |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Então leia sem falta. Você irá gostar. ^^
      beijos

      Excluir
  7. Oi Andressa!
    Já vi algumas resenhas de livro e sempre elogiando-o. Parece ser realmente interessante.
    Número de páginas não me assusta, quando o livro é realmente bom, lemos com prazer e rapidamente, pois ficamos sempre ávidos por mais! =D

    Beijos,

    blogandolinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      É muito legal a história, eu adorei. *-*
      Eu me assusta, rs. Mas, realmente a leitura foi rápida, que bom. ^^
      beijos

      Excluir
  8. Esse é um dos livros que mais desejo ler. Tenho que comprá-lo logo!
    Nem sei porque li a resenha, só para ficar com mais vontade ainda. afff
    E, claro, a resenha ficou ótima! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre mesmo! Não sabe o que está perdendo, rs.
      Obrigada! <3
      beijos

      Excluir
  9. Desde que li a sinopse desse livro pela primeira vez, fiquei bastante interessada em seu enredo.
    Adoro distopias e uma nacional me deixa cheia de orgulho.
    Quero muito ler o livro e confesso que as 600 páginas me deixaram um pouco intimidada, afinal se não gostar será uma leitura muito arrastada e sofrida. Ainda mais que se trata de uma série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro distopias também, e ler um nacional com esse tema é muito amor mesmo <3
      Ah, mas você irá gostar da leitura, sim! ;D
      beijos

      Excluir
  10. Tô ficando doente de vontade de ler este livro!!!!
    Já sou fã do autor e nem li ainda. Gosto muito dessa mistura de ficção científica com distopia.
    Claro que lerei!!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa que bom que gostou do livro não?? As vezes é bom achar umas surpresas assim nas leituras. Como sou fã desse livros que tem personagens com poderes e muuita tecnologia eu fiquei interessada. Nossa eu querooo.

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom mesmo! Leia sem falta então se você gosta desses elemntos, não irá se arrepender!
      beijos

      Excluir
  12. Esse livro parece ser ótimo. Gostei bastante da premissa, é bem original. Achei os tashis bem interessantes =)
    Nossa, 614 páginas é bastante coisa, mas se a leitura é tão envolvente como você diz, o número de páginas não importa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei os tashis *-* Muito legal mesmo, rs.
      Não importa mesmo, li sem nem reparar. xD
      beijos

      Excluir
  13. Achei a ideia bem interessante e fiquei feliz por saber que terá continuação. Agora é só esperar que seja no mesmo nível porque esse autor não parece estar para brincadeira. Pretendo ler logo, tenho visto muitas críticas positivas sobre ele.

    ResponderExcluir
  14. Oi Dessa, tudo bem??
    Nossa quase impossível não se animar com esta historia =)
    Autor brasileiro, historia super diferente e vários personagens, com toda certeza irei ler este livro, e já adicionei ela na minha lista de desejados!!
    E quando será lançada a continuação??
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo e você?
      Que bom, assim que der leia! *=*
      Não sei quando será lançada. :/ Espero que em breve!
      beijos

      Excluir
  15. Vi sobre o aniversário do livro em alguns outros lugares, e foi aí que conheci o autor e o livro (até então não tinha visto nada sobre ambos)...
    E me interessei demais! O livro parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, o aniversário do livro foi um sucesso., né? Também vi várias pessoas comentando sobre.
      beijos

      Excluir
  16. Ja li muitas resenhas positivas desse livro parece ser muito bom. Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  17. Olá Dessa!
    Jpa li várias resenhas do livro e a cada resenha me apaixono pela história!
    Preciso saber todos os detalhes para ontem.
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  18. Eu já tinha visto a resenha deste livro em outro blog, e a sua resenha só despertou ainda mais minha curiosidade sobre este livro, ele já está na minha lista.

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia esse livro nem o autor mas não me interessei muito por essa serie não =S e a capa não ajuda...

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Gostei da trama do livro, me lembra várias histórias ou filmes que já li/vi. Só não gostei de ser série, quando tiver tiver completa vou tentar ler.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé, e nem sei quando o próximo sai. Jeito é esperar, rs.
      beijos

      Excluir
  21. eu fiquei super curiosa de como a menina e os amigos dela vao resolver o problema!!

    ResponderExcluir