terça-feira, 14 de janeiro de 2014

[Resenha] Noturno - Renascer

|

Autor: John Felix
Em Noturno, temos a história de uma jovem que vê sua vida mudar depois de um inexplicável acidente. Recém-encontrada em uma mata fechada, completamente coberta por lama e aparentemente perturbada, o único lugar para se acordar é em uma ala psiquiátrica. Além das complicações de lidar com dúvidas sobre o desaparecimento e o estranho acidente, sinais de alucinações começam a ecoar em sua cabeça – e nesse momento você começa a questionar a própria sanidade. Por mais que você tente ignorar a doce voz que a controla, ela lhe pedirá que não a abandone... Isso levanta a pergunta: Será que algo afetará minha cabeça? A triste verdade é que você se rende ao inevitável. E comete um dos maiores erros da sua vida: apaixona- se. Mas o pior está por vir quando você descobre a verdade e percebe que o que sentia era uma mentira, que o que tinha em mãos não era seu. E nunca será. As mentiras e descobertas continuam e você vê que fazia parte de um pacto. Você foi traída. Não por aqueles que a cercavam e sim por sua voz interior. A única pergunta que some e volta em sua cabeça agora é: como fugir do presente que você mais desejou? E é ai onde sua história realmente começa e você vê que não tem como voltar atrás. E, de um jeito estranho, está feliz com isso.


Estou participando do book tour que o Livros um vício organizou do livro do John Felix, Noturno - Renascer. O que falar? Vou até tentar ser imparcial, mas realmente não curti o livro. Pela capa e sinopse esperava uma história espetacular, mas me decepcionei bonito. Independente disso, adorei particpar do BT, quero até agradecer a Ida por selecionar o meu blog, e também gostei de conhecer o trabalho do autor. Espero que a resenha seja uma crítica construtiva para que ele possa melhorar nos futuros livros.

Essa era minha única mania, único jeito de esquecer meus problemas. Nesse momento você me pergunta quais problemas sobrepunham a vida de uma garota de 17 anos. Apenas ignore meu drama, isso fará bem a você.

A história começa de uma forma descontraída, contada em primeira pessoa, e tenta envolver o leitor com conversas diretas. Mas, após o primeiro capítulo, as coisas começam a ficar MUITO confusas. Annabelle ficou um mês desaparecida e certa noite é encontrada suja de lama na mata sem se lembrar de nada. E ao invés de ter uma explicação para isso, NINGUÉM, toca nesse assunto, amigos, mãe, polícia, ninguém mesmo. Ficamos totalmente alheios ao motivo do desaparecimento, mas é algo que dá para relevar, já que são apenas os primeiros capítulos. No hospital, ela encanta-se com o médico que cuida dela, Christian, e para melhorar, é recíproco! Tudo ok até aí, há o romance dos dois, e conhecemos também a amiga rica e fútil, Briana, mas que a ajuda em tudo. E não sei nem como dar um desfecho para o "resuminho" da história... Mas, vamos lá! 

Após vários capítulos com acontecimentos estranhos envolvendo Anabelle, como sonhos com o lago que supostamente mergulhou antes de desaparecer, visões e vozes aleatórias, há o romance que surgiu rapidamente entre ela e Christian. Ficamos nisso quase até o final, e já nem sabia mais o que ia se desenrolar disso, até que vem a parte sobrenatural da trama. Algo que ainda não entendi direito, pois o autor não explica o que ela ou os outros que aparecem são. Sei que há poderes envolvidos... E achei um erro o autor deixar essa ponta totalmente solta da trama, soube que irá ter continuação, mas fazer isso só me fez perder o interesse na possível série.

Falam que você sente sua morte 72 horas antes dela realmente acontecer. Se isso for verdade perdi 70 horas graças a minha falta de capacidade mental.

Enfim, a premissa é essa, eu achei os personagens nem um pouco carismáticos já que a história pareceu muito corrida, não consegui me envolver com nenhum deles, além de achar o romance superficial e sem graça. Não gosto de fazer resenhas negativas, ainda mais de autores nacionais, pois sei bem o quanto uma opinião muda o interesse dos leitores na hora de ler tal livro, mas não posso mentir sobre algo que não curti. Em contrapartida, a narrativa fez a leitura ser rápida, e o autor conseguiu me prender em algumas partes, apesar de tudo.

Outra coisa que me chateou na leitura foram os erros, não foi um ou dois, foram VÁRIOS. Extrema com 's', mais no lugar de mas, coisas bobas. Acho que no próximo livro o autor - e também a editora - tem que revisar melhor antes de publicar, pois em quase todo capítulo encontrava algo do tipo. Então, não vou dizer se recomendo ou não, vou deixar isso para vocês decidirem, rs. Até porque opiniões nunca são iguais e alguém pode adorar o livro.

52 comentários:

  1. Que pena que você não gostou do livro, faço votos que surjam leituras melhores no decorrer de 2014.
    Confesso que não conheço o livro, mas a capa é belíssima.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero mesmo que as leituras de 2014 sejam bem melhores. rs
      A capa realmente é linda.

      Excluir
  2. O livro parece bom... To te seguindo!

    littlebaddreamers.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Uma pena que você se decepcionou :/ eu não conhecia o livro, e não fiquei com vontade pela resenha haha. Mas vou dar uma pesquisada antes de me decidir.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo... :/ Dá uma pesquisada mesmo, vai que você mude de opinião. rs

      Excluir
  4. Nunca nem ouvi falar do livro, não sou fã de leitura! Mas que pena que você se decepcionou, né??

    http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, tão linda a capa!
    Uma pena não ter sido uma leitura agradável, realmente parecia ser muito bom!
    Beijinhos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  6. histórias muito corridas as vezes não me agradam mt não D:

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, e acho melhor nem conhecer, rs.
    Amei sua sinceridade. De livros rasos eu já to cheia!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs, se você não curtiu nada do que eu disse, é melhor não conhecer mesmo. :P

      Excluir
  8. Oie,
    Peninha você não ter gostado do livro. Pela sinopse eu imaginei ser O livro, mas parece que não é =(
    Beijocas^^
    Valeu pela sinceridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena mesmo, a história tinha tudo para ser bacana, mas o autor se perdeu...

      Excluir
  9. uy! livro com erro de gramatica nao dá!! >.<

    beeeijo
    http://tastemycloset.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ai que dó.. o livro me conquistou de imediato com essa capa linda e a sinopse aparenta ser interessante. É tão ruim quando nos decepcionamos e não encontramos na leitura o que esperávamos :( Mas obrigada por nos dar a sua opinião. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  11. Realmente fico triste que o livro não te conquistou, pois era um dos meus desejados, mas depois desta sua visão confesso que fiquei um pouco receoso para ler.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de conferir mesmo assim, vai que você goste... :)

      Excluir
  12. Que coisa hein, vou deixar de lado o livro então. Esses pontos que você apontou me incomodam demais se eu encontrar numa história.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa mesmo, ainda mais você que não curte séries... rs

      Excluir
  13. Ai, fiquei com um super receio de ler agora. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. O livro não havia chamado a minha atenção pela capa, mas após ler a sinopse até que fiquei (um pouco confusa e) curiosa sobre esse livro que eu ainda não conhecia, e peninha que vc não curtiu e acho que você está certa em dar a sua opinião sincera, afinal, ninguém é obrigado a gostar né. Enfim, não sei se lerei o livro, principalmente depois de saber que ele faz parte de uma série.

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    nossa que pena que você não curtiu a leitura. Acho que o livro tinha tudo ara dar certo, mas infelizmente não deu.
    Não sei se leria no momento.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  16. É muito ruim quando não gostamos de um livro, né? Nossa ainda mais de book tuor, você para suas leituras e no final é decepcionante. :(
    Mas outras leituras virão :)

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Que chato você ter se decepcionado,
    achei a capa linda e gostei da sinopse, pensei que
    o livro ia ser super bom,

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Andressa, tudo bom?
    Nossa, uma pena que o livro tenha uma história confusa, pois pela sinopse eu achei uma história bem interessante.
    Ultimamente tenho pegado muitos livros cheios de erros de revisão. Um absurdo!
    Que você tenha mais sorte com as próximas leituras.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Pena mesmo, tinha curtido a sinopse, apesar de achar um pouco confusa. rs
      Não curto livro com erros, mas de digitação é uma coisa, agora de português...

      Excluir
  19. Sua resenha ficou boa, é muito chata quando começamos a ler um livro pensando algo e ele vem e nos decepciona. O livro pela sinopse e pela capara parece ser bom, mas não sei se coloco ele na minha listinha depois da sua resenha...

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pense bem antes de colocar, a não ser que você ficou curiosa.. rsrs

      Excluir
  20. Olá Dessa!
    Uma amiga leu esse livro e também não gostou. Uma pena quando o livro não agrada né?
    Espero que o autor leia sua resenha e veja onde pode melhorar, pois você foi ótima, em momento algum ofendeu! Dica super construtiva!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Uma pena mesmo, tinha achado a capa tão misteriosa. <3
      Espero mesmo que ele melhore no próximo. :/

      Excluir
  21. Essa capa não me chamou nem um pouco a atenção.
    Bom, ele não foi para a minha lista de desejados, minhas leituras já estão tão escassas que pretendo preencher as horas que me restam pra ler, com liros realmente bons, e quem me prendam por completo a leitura, pq entrei na fase do abandono repentino :(
    Gostei de sua resenha, e concordo. Não se pode fazer "propaganda enganosa", eu mesma busco inspirações por leituras aqui, e em alguns outros blogs.
    Bjs:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu adorei ela, xD
      Compreendo, quando lemos uma resenha queremos a opinião sincera, né? Tentei passar um pouco do que eu não gostei e tal.

      Excluir
  22. Olá dessa...Não conhecia o livro, e quando olhei a capa fiquei bastante interessada e ao ler a sinopse do livro fiquei bastante "perdida" em relação a historia, mas ao ler sua resenha, pude perceber que a ideia do historia era interessante, mas a forma escrita e os personagens realmente são " rendem". Achei bastante interessante suas críticas, e creio que seriam um livro que não leria, até por haver uma continuação...
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A ideia realmente era interessante, pena que o autor se perdeu um pouco, fora os erros e tal.

      Excluir
  23. A capa é bem bonita, mas que ´pena que não gostou do livro. Eu não li esse, nem conhecia na verdade. Bom, eu não gosto quando isso acontece, é uma grande decepção. Como você disse, que o autor leve a sua opinião como uma crítica construtiva. E que venham boas leituras, então!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena mesmo... :~
      Tomara mesmo, espero não ter ido longe demais na crítica. xD

      Excluir
  24. Nossa é a primeira vez que vejo o livro e já não sinto nenhum interesse de ler ele, que triste não falar o que a menina é, detesto quando isso acontece, e dá uma raiva, quando se encontra muitos erros nos livros que lemos, isso incomoda muito, pelo menos é o que me acontece. Bom por enquanto não tenho nenhum interesse no livro, mas opiniões mudam né.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, né? Queria tanto poder dizer que o livro é ótimo!

      Excluir
  25. Eu tava toda ofegante na sinopse, parecendo um ótimo livro. Quando me deparo na resenha fiquei com cara de interrogação. Não por você, mas pelo livro parecer uma coisa e ser outra.
    Já estava criando expectativa por ele, a capa é muito chamativa.
    Mas, enfim... Não vou nem perder meu tempo lendo.
    Parabéns pela resenha sincera.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé, senti isso também, a sinopse nos apresentar uma coisa e quando lemos... ? tipo isso. ahah

      Excluir
  26. Muito ruim qnd isso acontece..vc cria expectativas e acaba se decepcionando..isso acontece comigo algumas vezes =S adoreei a premissa do livro (apesar de ser um assunto meio batido) mas com essas várias pontas soltas acabei me desestimulando de ler =/

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir