segunda-feira, 17 de março de 2014

[Resenha] Uma princesa de Marte

|
Autor: Edgar Rice Burroughs
Um século após sua publicação, Uma Princesa de Marte recebe sua primeira versão brasileira do texto original que inspirou o filme John Carter, dos estúdios Disney. O capitão John Carter, combatente do exército confederado, tenta recomeçar sua vida após perder tudo o que possuia com o fim da Guerra Civil Americana. Ele só não poderia imaginar que seu caminho o levaria a terras desconhecidas em outro planeta. Apesar da aparência inóspita, Marte é repleto de vida, com uma flora peculiar e fauna diversificada, habitada por estranhas raças constantemente em guerra umas com as outras. Capturado pelos temíveis tharks, John Carter luta por sua liberdade e busca conquistar o amor de Dejah Thoris, princesa de Helium. Numa jornada repleta de contratempos, ele se envolve em disputas entre as diversas tribos de Barsoom – como o planeta é chamado por seus habitantes –, fazendo poderosos inimigos e ganhando a confiança de importantes aliados. Em seus romances barsoomianos, do qual Uma Princesa de Marte é o primeiro livro, seguido por Os Deuses de Marte e O Comandante de Marte, Burroughs criou um herói marcante, uma cultura vasta e rica.

Para estrear a parceria com a Aleph solicitei Uma princesa de Marte, de Edgar Rice Burroughs, e escolhi muito bem, pois o livro é genial! Ele faz parte de uma série chamada John Carter of Mars e lá fora possui 11 livros lançados, sendo esse primeiro de 1917, isso mesmo, você não leu errado, rs. A Aleph lançou os três primeiros aqui, e eu nem li o segundo e já quero o resto, haha. :P Mas entendam, o livro é ótimo mesmo! E não pensem que por ser de quase 100 anos atrás a narrativa é chata, pelo contrário, pelo menos na edição daqui a linguagem é bem fácil e a leitura flui que é uma maravilha.

Adoro ficção científica, e acho que todos que também apreciam deveriam ler esta obra, então não teve como não amar Uma princesa de Marte, o autor narra de uma forma descontraída as aventuras de John Carter, incentivando o leitor a não desgrudar mais do livro. O que eu mais curti na trama é que ela é contada de forma lenta, tudo acontece gradualmente, não deixando com a sensação de ser algo corrido, e isso é bom para conhecer melhor o personagem principal, até porquê ainda tem mais dez livros, né?

John Carter após tentar salvar seu amigo é perseguido por índios, para se salvar ele entra em uma caverna e lá perde os sentidos, quando acorda se vê em um mundo totalmente estranho: Barsoom, mais conhecido como Marte. Lá ele é refém dos guerreiros Tharks, "marcianos" que não se parecem em nada com o que estamos acostumados. Eles são um povo desprovidos de sentimentos, gentileza e amor, prezam muito a coragem, orgulho e justiça. As leis deles são estranhas para John, mas mesmo sendo de outro mundo ele consegue virar um líder de respeito entre eles após matar dois Tharks. Certo dia ele avista uma mulher muito parecida com ele, mas de pele avermelhada, e descobre que ela é Dejah Thoris, princesa de Helium. Ela é refém do povo verde, e acaba encantando John, a maior parte de sua aventura é protegê-la. Nasce ali um amor peculiar, independente de ambos serem de mundos diferente. 

Quando estava a cerca de quinze metros de mim, ele retirou um enorme bracelete de metal e, segurando-o em minha direção na palma aberta de sua mão, dirigiu-se a mim com uma voz clara e ressonante, mas em um idioma que, desnecessário dizer, não pude entender. Ele permaneceu parado como que esperando uma resposta, estirando suas orelhas em forma de antenas e mantendo seus olhos de aparência estranha fixos na minha direção.

O livro tem poucos diálogos já que no início John não sabe a língua desse estranho povo, sendo muito mais narrado com detalhes. Nem por isso a leitura ficou cansativa, pois no decorrer da trama, quando ele enfim aprende, descobrimos coisas surpreendentes sobre esse novo mundo. Barsoom não é muito diferente da Terra, há guerra entre as diferentes raças visando a busca pelo poder e recursos. 

Adorei John Carter, ele é um personagem carismático e que mostrou ter várias habilidades em um mundo com seres quase dois metros maior que ele e com regras diferentes do que está acostumado. E o romance que há entre ele e Dejah Thoris é algo leve, deixando a história mais surpreendente ainda. A aventura é incrível, e confesso que em vários momentos ficava com a dúvida: "será que ele está sonhando?", enfim, recomendo a leitura! 

36 comentários:

  1. Adorei o layout novo Dessa!
    Ficou uma graça esse azul com branco!
    Menina até tinha ficado interessada no livro viu, mas... 11 livros? Desanima um pouco :(
    Por enquanto nem vai dá, muuitas séries para terminar, mas provavelmente lerei um dia.
    :D
    Beijinhos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou *----*
      Pois é, é uma série grande. :/

      Excluir
  2. Passando para conhecer seu blog.

    Não conhecia esse livro e ele não me despertou a atenção, apesar da sua ótima resenha.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Dessa! Primeiro, parabéns pelo novo visu do blog, só vi agora e adorei! Está lindo! Quanto ao livro, não sabia que existia. Eu vi o filme, porque também adoro ficção científica e, apesar de ter adorado a proposta, achei meio fraquinho. Mas imagino que o livro seja melhor, porque geralmente é né?! hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Obrigada *---*
      Ainda não assisti o filme, espero fazer isso logo!
      Sim, normalmente livro é sempre melhor. rsrs

      Excluir
  4. Oi Dessa,
    tudo bem?
    Eu leio poucos livros sobre ficção científica, acho que vou passar a ler mais. Mas esse livro em si, não chamou minha atenção. Mesmo assim, a história parece ser interessante e vi por suas palavras como você gostou desse livro.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie Dessa,
    nossa confesso que achei a capa bem estranha.
    Poucos diálogos? Eu adorooooo diálogos, então não sei se iria curtir tanto a leitura

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Layout novooooo! Mês de aniversárioooo! Huhuhuhuhuhu
    Então, sobre o livro, sempre quis saber mais sobre essa estória, mas ainda não tive a oportunidade. Adorei a resenha e que venha a oportunidade!

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Dessa! Estou mega curiosa pra ler esse livro, ele parece ser realmente muito bom! Amei o fato da narração das aventuras John Carter, ser feito de forma bem descontraída de maneira a prender o leitor do começo ao fim! Curiosa pra ler!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  8. Olá Dessa, tudo bem??
    Não conhecia este livro,mas impossível não ficar morrendo de vontade de conferir esta historia depois desta sua resenha super animada, apesar de achar que é uma série bem grande..Irei pesquisar mais sobre ela!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      Ah, se tiver oportunidade leia. Você vai adorar! :D

      Excluir
  9. Oi Dessa, tudo bem?
    eu já vi referencias a John Carter em filmes e livros. E pra ser sincera, quanto mais antigo o livro mais curiosa fico. Gostei bastante da sua dica e já está anotada, mesmo eu não sendo a maior fã de ficção cientifica.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  10. Nossa não sabia que esse filme era adaptado de um livro *-*
    Ahhh eu adorei o filme e fiquei louca para ler o livro *-*
    Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Porque demorou tanto para ser publicado por aqui... puxa vida!
    Eu acho que vi este filme, mas não lembro muito bem... acho que gostei muito.
    Adoro ficção científica... e tem índios na estória?
    Bacana está estória... quero mais ;)
    Parabéns pela resenha... todos os 11 serão lançados aqui? será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ainda bem que a Aleph trouxe para nós <3
      Tem, mas unão é muito falado, viu. Só um elemento a mais.
      Espero que sejam viu! rsrs

      Excluir
  12. Não gosto muito de ficção científica, então acho que esse livro não é pra mim. E o enredo em si também não me interessou. Mas, adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  13. Olá Dessa!
    Infelizmente não me senti atraída em ler, por se tratar de ficção científica, mas a sua resenha como sempre está ótima e vi o quanto realmente você gostou!
    Beijos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  14. Oi Dessa quanto tempo não checo seu blog, já estava ficando com saudades! Adorei a resenha! Amo ficção científica e já havia ouvido falar da série, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros :/ Espero que um dia eu tenha, porque tanto as capas quanto a história me chamam a atenção.

    Beijos
    http://palavrasdeumeumesmo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que voltou < 3
      Tomara que você tenha mesmo, vai viciar! :D

      Excluir
  15. Eu já tinha visto o trailer do filme desse livro, e fiquei bem interessada. Não sabia que o filme era baseado em um livro, com certeza vou ler o livro e ver o filme depois :)
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso mesmo!Eu estou louca para assistir o filme agora, é só esperar a correria da facul acabar! *-*

      Excluir
  16. vi o livro em outro blog, achei diferente. Ficção não é um genero que me agrada muito, mais leio de vez em quando. Mas acho que não vai ser o caso. Ficarei só com o filme mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Oi, é a primeira resenha que vejo do livro, e parece que ele é muito interessante, ainda não vi o filme também, mas este também parece ser bom, fiquei curiosa para conhecer a historia.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bom?
    Quando o filme foi lançado eu lembro que muitas pessoas criticaram. Pela sua resenha o livro deve ser muito melhor. Fiquei mais empolgada com a história porque não é cansativo apesar de ter poucos diálogos.
    Tomara que você consiga ler todos os livros da série.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, leia mesmo! Eu igual quero assistir o filme, adoro adaptaçoes, mesmo as que ficam ruins. rsrs

      Excluir
  19. Juro que não sabia que tinha os livros..vi só o filme..pela capa eu não compraria..mas a sinopse é bem interessante :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu vi o filme, é bem legal... mas eu tbm nao gosto de livros com poucos dialogos, acho muito cansativo.. mas se vc diz que o livro consegue não ser cansativo, então eu acho que eu ia gostar do livro mesmo assim...haahahahah pq o filme é bacana.. *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas sabe que esse não foi ruim? Apesar de ter poucos diálogos a narrativa do autor é muito gostosa. :D

      Excluir