segunda-feira, 28 de abril de 2014

[Resenha] O verão das bonecas mortas

|
Autor: Toni Hill
Um romance policial que acerta em cheio ao construir uma trama instigante, com personagens complexos, atmosfera envolvente e muitas reviravoltas. Com um protagonista forte e bem construído, a trama conta também com personagens secundários que pouco a pouco ganham luz e ajudam a iluminar dois mundos diferentes na mesma cidade: um mundo de gente rica e privilegiada em contraste com o universo do tráfico de mulheres e de contraventores de pequeno porte.








Fazia tempo que eu não pegava um romance policial para ler, eu gosto muito do gênero, mas acho que é uma leitura que merece ser lida com calma e atenção, por isso só agora decidi escolher um livro desse estilo para ler. E se bobear, vou aproveitar que já tenho a continuação (sim, é série! \o/) e leio antes do mês acabar, veremos! Enfim, como eu disse, eu adoro o gênero, e não poderia ter deixado de amar O verão das bonecas mortas. Ele tem tudo que um bom romance policial pede: crimes, mistérios e personagens marcantes. No entanto, a leitura não "engrenou" de primeira, pelo menos para mim. A narrativa do autor é boa, ainda mais que temos o ponto de vista de vários personagens da trama, mas tudo é meio parado no início e as coisas só começam a ficar realmente boas quase no final.

O autor trabalhou muito bem com os crimes, aparentemente nenhum deles têm nada em comum e nem parecem estar ligados, tipo, de jeito nenhum, mas o Toni prova que nem tudo é o que parece. E realmente não é! Pois dei cada furo em tentar descobrir o assassino de um dos crimes que foi até vergonhoso cair em algo óbvio. Sabe quando você está ciente que o autor deu uma pista óbvia, mas não é realmente aquilo? Pois é, apesar disso, tive total certeza que não poderia ser diferente daquilo, e isso é o genial em livros do gênero. Nada é o que parece, e é aí que os autores nos ganham e nos fazem não largar mais o livro enquanto não descobrir a verdade. Simples assim.

A trama toda é muito bem elaborada, já no início nos deparamos com a cena de uma criança morta em uma piscina cheia de bonecas (por isso a capa), então quando continuamos a leitura nos deparamos com outra cena diferente. Não é algo sutil, e até faz o leitor se perder nessas mudanças de cenas, mas no ritmo vamos nos acostumando. Além desse crime, acompanhamos a história de Mark e da noite em que ele caiu da janela e morreu. Até então, tudo foi um acidente, até que resolvem colocar o detetive Héctor na investigação e mais uma vez vemos que nem tudo é o que parece...

Héctor não é um personagem muito carismático, até porque não aparece só ele, sabem? O autor dá um espaço para todos personagens principais, sendo assim, não temos um contato diretamente com ele, ainda mais por ser uma narrativa em terceira pessoa. Porém, ele é o foco da trama em si, conforme vamos lendo, percebemos que há toda um outro enredo sendo desvendando a partir da vida de Héctor, e que nos dará um gancho para o próximo livro.

A questão é manejar essa emoção, contê-la para não provocar um mal maior. A fúria pode ser aceitável nesta sociedade; agir movido por ela é mais discutível. Acabaríamos justificando tudo, não acha?

Aliás... Que final! E não poderia ser diferente, o desfecho não foi nada previsível já que o autor não nos deixou nenhuma pista concreta e fomos realmente desvendando os casos junto com os detetives. É uma leitura de tirar o fôlego, principalmente quando vai se aproximando do final, não poderia deixar de recomendar! Vale a pena a leitura.

29 comentários:

  1. Confesso que o livro ainda não tinha chamado minha atenção, acho que por causa da capa. Mas lendo sua resenha pensei: tenho que ler esse livro. Eu amo livros policiais, principalmente os que fogem do óbvio e confundem e surpreendem a gente no final. Esse já vai pra minha "pequena" lista de desejados!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro livros policias, não pode deixar de ler viu? *O*

      Excluir
  2. Adoro romances policiais, principalmente aqueles que nos possibilitam que tiremos nossas próprias conclusões durante a trama!! A capa é muito instigante, e a narrativa parece ser ótima. E estou morrendo de curiosidade pra saber como é esse final *u*
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então não deixe de ler, você vai se surpreender!

      Excluir
  3. A capa é horripilante ( deve haver crimes horrendos ) .
    Adoro livros policiais e com doses de certo suspense. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  4. Já faz um tempinho que também não
    leio um romance policial, e olha que já estou sentindo falta, trata-se de um dos meus
    gêneros favoritos... Esse é um ótimo candidato a leitura já que a história parece ser bem intrigante, nem a sinopse, nem sua resenha deixaram escapar muita coisa.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    infelizmente este livro não faz meu estilo em nada.
    Não leria no momento

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Diferentemente de você, romance policial não é meu gênero preferido, no entanto, tenho que admiti que quando procuro uma leitura diferente sempre vou atrás de um policial.
    Esse livro me chamou bastante atenção por ser um capa tão diferente (que me dá medo) e por um instante cheguei a pensar que poderia ser um livro de terror.
    Bom, gostei de como o autor decidiu escrever o livro, ter um visão geral dos fatos pode ser bem melhor, e gostei também, por ele não deixar as coisas tão 'na cara', deixa você mais instigada com a leitura.

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro o gênero, mas como os livros sempre são enormes, acabo correndo para algum de fantasia. :P

      Excluir
  7. Flor a capa é linda, não sei, tem um quê de lembrar as bonecas de porcelana antigas (mesmo sendo plástico), e me deu uma vontade enorme de ler, mas fiquei curiosa quanto á série, quantos livros são?? Você sabe os títulos, pode listá-los para mim??? Amo policiais, mesmo tendo umas últimas experiências desagradáveis com esse tipo de leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei a capa linda. *---*
      Tem mais um do autor com o detetive. \o\

      Excluir
  8. Como você disse que demora para pegar no ritmo (quase no final) acho melhor deixar a leitura para um outro momento.
    Adoro tramas policiais mas prefiro as que nos prende a história desde a primeira página.


    ResponderExcluir
  9. Essa capa me chama bastante atenção. Fiquei um pouco decepcionado por você dizer que demora um pouco para a leitura ganhar um ritmo. Mas mesmo assim essa capa...
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Uau, o livro parece ser realmente muito bom! Estava esperando essa resenha a tempos.. rsrs
    A capa é impressionante, daquelas que nos fazem pensar se tem um duplo sentido ou se é só o autor querendo nos prender e conquistar ainda mais.
    Quando a leitura ficar mais quente só no final, confesso que me acostumei com isso já.. rsrs Meus ultimos 4 livros lidos foram assim, então acho que poderia engrenar mais um.. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, quando a leitura demora para rolar não da pra desistir, normalmente fica ótima depois haha \o

      Excluir
  11. Eu tbm sou doido por esse gênero romance policial.. *-*
    sou apaixonado com os livros da Agatha Christie ♥-♥
    e eu tbm ja faz um bom tempo que nao leio nada desse gênero, bateu até uma tristeza agora... =/
    eu ja tinha ouvido e visto falar desse livro, mas nao imaginava que era uma série... O_o
    quantos livros são a série?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mais um com o detetive. *-* Que é Os bons suicidas! \o

      Excluir
  12. Oi.

    Eu tenho um certo medinho de ler este livro, por causa da capa, mas espero ter coragem e gostar.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu amo livros com esse gênero, acho que todos (quando beem trabalhados) são muito bons e o gênero em si tem seu espaço na minha estante. Gostei da capa, do título, do enredo.... enfim, quero ler porque fiquei curiosa. Muito boa resenha!

    Beijos, Ana

    ResponderExcluir
  14. A capa é perfeita <3 Dá um certo medo até, mas é incrível! Adoro livros com o gênero romance policial. Acho que os melhores são os da Agatha, mas é sempre bom experimentar novos autores! Enfim, ótima resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Essa capa é meio macabra O.o Mas eu amei!
    Adoro romances policias e fiquei bem curiosa com o livro!
    Adoro um bom policial quando o autor nos faz pensar uma coisa e nos revela outra no final. Isso é o que me conquista na escrita de um autor do gênero. Odeio quando algo é óbvio e que eu consigo desvendar o desfecho.
    Saber que a leitura é um pouco lenta no começo me desanima um pouco, mas ainda assim vou procurar mais do livro e do autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bizarra mesmo, mas eu achei linda, rsrs.
      Leia, apesar de ser lenta, depois as coisas ficam boas!

      Excluir
  16. Oiee ^^
    Que medo dessa capa...kkkkk'
    Não gosto muito de livros do gênero policial, então acho que não o leria, e depois dessa capa...kkkk'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Gosto de livros desse gênero. Achoa capa perfeita e gostei da história Quero muito ler, só to esperando a verba para comprar )): kk
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  18. Olá Dessa
    Eu me amarro em livros policiais, mas o que me desanimou,foi saber que demorou para a história ficar interessante. Não sei se iria ler.
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  19. Também gosto muito de livros policiais e este parece ser muito bom. Desde a primeira vez que vi a capa fiquei interessada! O enredo parece ser muito interessante e acho que leria também, apesar de não curtir muito livros com vários personagens principais. Gostei de saber que o final foi surpreendente, fiquei curiosa para descobrir junto com os personagens como será desvendado este mistério. :)
    beijos

    ResponderExcluir