segunda-feira, 7 de abril de 2014

[Resenha] Seraphina

|
Autora: Rachel Hartman
Neste livro você vai conhecer Seraphina Dombergh, uma garota de 16 anos com grande talento para a música e que possui um terrível segredo. A história se passa no reino medieval de Goredd, onde seres humanos e dragões convivem em harmonia durante décadas, desde a assinatura do Tratado de Paz. Criaturas extremamente inteligentes que podem assumir a forma humana, os dragões frequentam a corte como embaixadores. Seraphina se torna assistente do compositor da corte justo quando um membro da família real é assassinado bem ao estilo dos dragões.
O clima começa a ficar perigosamente tenso e Seraphina passa a colaborar com as investigações, ao lado do capitão da Guarda da Rainha, o Príncipe Lucian Kiggs. Durante essa jornada que pode destruir a paz entre humanos e dragões, a fachada cuidadosamente construída por Seraphina começa a desmoronar, tornando cada vez mais difícil manter seu segredo, cuja revelação seria catastrófica em sua vida.

Seraphina é um livro que queria ler há MUITO tempo, mas só agora tive a oportunidade, adorei a leitura. Já tem um tema que curto bastante que é dragões, ainda com uma narrativa despretensiosa e envolvente, não teve como não amar mais ainda. A trama é meio arrastada no início, mas conforme a autora vai nos narrando através da própria protagonista a vida dela, os fatos vão se ligando e nos apresentando uma história sensacional e cativante.

Depois de um tratado, homens e dragões vivem em harmonia há décadas. Os dragões se transformam em "humanos" para transitar entre o povo, mas é só aparência, pois na personalidade eles continuam sendo dragões: frios e desprovidos de sentimentos, abominando o amor por achar que é uma doença. Eles são muito temidos mesmo havendo o acordo de paz, e até mesmo odiados. E tudo piora quando alguém da família real é assassinado, e tudo indica que foi um dragão que fez isso...

Enquanto sabemos desses detalhes, conhecemos também nossa protagonista: Seraphina, uma jovem com o dom para a música, que mesmo com os alertas do pai de passar desapercebida, resolve morar no castelo para dar aulas de música para a princesa. O motivo do receio de seu pai? É que ela esconde um segredo horrível, que poderia colocar em risco não só ela própria, mas como também seu pai. O tal segredo é revelado no início da leitura, e é algo bem óbvio, que não deixa o leitor surpreso nem nada, mas que não deixa de ser legal!

A premissa do livro além de mostrar o segredo de Seraphina, é descobrir quem matou Rufus, ele é tio do príncipe Lucian - filho bastardo que sofre por sua condição, mas que possui uma posição de respeito no reino -, além disso, a autora também tenta mostrar como duas espécies tão diferentes podem viver juntas. O interessante é que o que Seraphina esconde dos outros poderia mudar essa convivência, só não tem como saber se para pior ou melhor...

Seraphina é uma personagem destemida, e que aguenta muito bem seus "problemas". Ela é o ponto central na trama que faz com que o leitor se apaixone pela história. Mas, além dela, há também outros personagens muito marcantes e importantes que acrescentam uma singularidade nesse mundo que a autora criou. Todos foram muito bem desenvolvidos, e a leitura foi extremamente rápida depois de certo momento. O relacionamento de Seraphina e Lucian é algo tão sutil e lindo, começa timidamente, e quando vemos estamos shippando loucamente os dois, rs.

Apesar de sua afabilidade, o Príncipe e eu não poderíamos ser amigos. Eu tinha coisas demais para esconder, e era da natureza dele investigar.

Recomendo o livro! No final ainda tem um capítulo bônus em que mostra ela fazendo um teste para ser professora da princesa. É muito engraçado, não esqueçam de ler. E também há um glossário que explica os vários termos que a autora usa, ajudando muito na leitura.

43 comentários:

  1. Adorei! Faz tempinho que vi o book trailer e fiquei super curiosa pra ler. Agora fiquei com mais vontade, hehe.

    xoxo
    http://lepetit-mari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. não conhecia o livro, e talvez eu leia. Acho que o segredo dela é que ela é um dragão, ou fez algo que possa condená-la como traidora u_u kkk
    gosto de livros com um mistério, adoro descobrir qual é kk
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito chegado em histórias no ambiente medieval, mas essa até que parece ser legal.
    Essa coisa de dragões virarem embaixadores humanos, me chamou atenção.
    Se um dia eu tiver a oportunidade, eu iria lê-lo.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim muito legal a trama. Se você se interessou não deixe de ler! ;)

      Excluir
  4. Fiquei louca pra ler esse livro desde que vi o BT. Adoro estórias com dragões, castelos, era medieval... Então essa estória tem tudo pra me conquistar.
    Fiquei super curiosa com a obra, e ainda mais para descobrir que segredo é esse que a Seraphina esconde...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se você gosta então vai adorar o livro. *---*
      Não deixe de ler. ;)

      Excluir
  5. Oie,
    nossa gostei do livro, vou agora anotar no skoob para não esquecer.
    O bônus parece ser bem legal rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser muito bom, não gosto muito de livro que se passa na era medieval mas.

    http://stroke-of-insanity.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gosto do livro deste gênero. E essa capa...
    Sem deixar de mencionar do quanto gosto, quando criam uma personagem feminina forte, que nos surpreende a cada página e acha que Seraphina é bem nesse estilo.
    Até mas. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda, né? *--*
      Seraphina é uma personagem muito forte, adorei ela.

      Excluir
  8. Olha pode até ser que esse livro seja bom, mas fiquei meio com um pé atrás depois de ler ERAGON (que detestei, achei imaturo e sem muita história) daí que esse não é um gênero que leio com avidez e gosto!!! DEixo essa daí passar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não deixa não. Não é só porque tem dragões envolvidos que vai ser ruim também. Dê uma chance.:D

      Excluir
  9. Adorei a resenha e ja quero ler o livro tbm... hahahahaha
    eu ja to aqui imaginando qual é esse tal segredo da Seraphina.... hehehehehe
    parece um livro incrivel mesmo, acho bem legal quando o autor(a) coloca um glossário explicando algumas palavras ou expressões que eles criam na trama, muito banaca isso, tipo em "A marca de Atena" e em A casa de Hades" tem um glossário explicando as expressoes gregas e romanas isso ajuda muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom saber. rsrs *-*
      Realmente é bacana, quem fica muito curioso para saber o que significa é só lá dar uma bisbilhotada. rs

      Excluir
  10. Primeira vez que vejo este livro, mas confesso que
    já fiquei super curiosa para ler.

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. To louco por esse livro, mas ainda não tive oportunidade de tê-lo! :/
    http://inestantevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha!!
    Eu li este livro, no início achei confuso e cansativo, mas depois fui gostando, e gostando....

    Resenha incrível!! Concordo com você no final, o teste é ótimo, rs.

    Bjkas

    Lelê
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o início demora para engrenar, mas depois fica ótimo! rsrs
      bjs

      Excluir
  13. O livro parece ter tudo o que é necessário para me deixar apaixonada, se passa na era medieval, tem dragões e a protagonista parece ser uma garota forte!!
    Com certeza também vou gostar desse livro! Já adicionei na minha listinha :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Sua empolgação com a leitura transpôs a resenha e me deixou muito a fim de ler este livro. Amo histórias que sejam ambientadas na era medieval e com dragões. Agora tenho que ler o livro com uma certa urgência.

    ResponderExcluir
  15. Sua empolgação com a leitura transpôs a resenha e me deixou muito a fim de ler este livro. Amo histórias que sejam ambientadas na era medieval e com dragões. Agora tenho que ler o livro com uma certa urgência.

    ResponderExcluir
  16. Também curto muito livros com estórias de dragões e este livro parece ser muito bom! A capa chama bastante a atenção e o enredo me deixou interessada! A personagem parece ter sido muito bem construída, fiquei curiosa para saber como será o desfecho! :)
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa é muito linda < 3
      Quero a continuação! ):

      Excluir
  17. Gosto de livros que se passam em eras medievais, com dragões e princesas. Parece que o segredo é meio óbvio, mas que nem por isso a leitura se torna desinteressante. Vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Gostei da resenha. Achri interessante a sinopse e vou procurá-lo para ler. Outra coisa que me veio a cabeça foi o tal segredo dela. Sim, achei bem óbvio se cor o que estou pensando rs

    Beijos, Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou <3
      Quando ler o livro me diz o que achou! :D

      Excluir
  19. Oi, adorei a sua resenha, é a primeira que vejo do livro e gostei muito, a historia parece ser ótima, adorei o fato de que o livro possui um capitulo bônus e um glossário para ajudar na leitura, a capa é bonita, espero poder ler o livro em breve
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi, adorei a sua resenha, é a primeira que vejo do livro e gostei muito, a historia parece ser ótima, adorei o fato de que o livro possui um capitulo bônus e um glossário para ajudar na leitura, a capa é bonita, espero poder ler o livro em breve
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, e depois me diga o que achou. ;)
      A leitura é fluída, quando vê já acabou, rsrs.

      Excluir
  21. Nossa, esse livro tem tudo que eu gosto, a história se passa em uma época medieval, tem dragões (que falá sério, eles poderem se transformar em humanos é um máximo, já pensou se vc irrita um e ele destransforma ali mesmo.. kkkkk) e ainda por cima uma garota que tem um segredo que pode mudar essa convivência, ah, e o assassinato é claro... rsrs
    O livro parece ser tudo de bom, quero muito ler também (bora caçar pra trocar no skoob. rsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha verdade, acho que esse era o maior medo dos humanos, e por isso eles tem preconceito com os dragões.

      Excluir
  22. Olá Dessa.
    Esse tipo de leitura não me atrai, mesmo você recomendando a leitura.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Ultimamente ando um pouco saturada de histórias fantasiosas demais.
    Mas toda vez que leio críticas positivas de algum livro fico curiosa.

    ResponderExcluir