sexta-feira, 9 de maio de 2014

[Resenha] O cavaleiro dos sete reinos

|
Autor: George R. R. Martin
Duzentos anos após a Conquista, a dinastia Targaryen vive seu auge. Os Sete Reinos de Westeros atravessam um tempo de relativa paz, nos últimos anos do reinado do Bom Rei Daeron. É neste cenário que Dunk, um menino pobre da Baixada das Pulgas, tem uma chance única: deixar a vida miserável em Porto Real para se tornar escudeiro de um cavaleiro andante. Quando adulto, o cavaleiro morre e Dunk decide tomar seu lugar e fazer fama no torneio de Campina de Vaufreixo. É quando conhece Egg, um menino de dez anos, cabeça totalmente raspada, que é muito mais do que aparenta ser. Dunk aceita Egg como seu escudeiro e, juntos, viajam por Westeros em busca de trabalho e aventuras. Uma grande amizade nasce entre eles - uma amizade pela vida toda, mesmo quando, anos mais tarde, os dois personagens assumem papéis centrais na estrutura de poder dos Sete Reinos. As aventuras de Dunk e Egg trazem para os fãs de "As Crônicas de Gelo e Fogo" a oportunidade única de vivenciar outro momento da história de Westeros, de conhecer e analisar fatos que teriam desdobramentos noventa anos depois, na guerra dos tronos.

Quando eu soube que ia ser lançado um livro com contos da série Crônicas de Gelo e Fogo fiquei bem ansiosa para ler, ainda mais por ser algo noventa anos antes da "atualidade" dos livros. Fiquei surpresa com as poucas páginas, mas quando vi que eram apenas três contos, percebi que Martin mesmo assim não economiza nas palavras. Gente! Me surpreendo de quanto o autor escreve, como ele tem tanta criatividade assim? Haha. :P Enfim, li os dois primeiros da série e gostei bastante de poder ler algo paralelo de personagens que são citados na trama.

Os contos são sobre Sor Duncan, o Alto e seu escudeiro Egg. Cada um deles narra a jornada para algum lugar e batalhas que encontram pelo caminho. Não é meu costume ler um livro de 400 páginas em três dias, mas foi o que eu fiz, a narrativa do autor é tão envolvente que não percebemos o tempo passar. O que ajuda também é que comparada com a série, não tem TANTOS personagens, por isso a leitura fluiu muito bem. O foco é apenas nesses dois aventureiros e alguns personagens importantes que encontram no caminho. Tive medo de fazer muitas comparações com os livros da série ou então de ficar procurando algo dela nos contos, mas a trama é tão instigante que não parecia que estava lendo algo desse mundo. Claro, tem os nomes das casas e tudo, mas mesmo assim o envolvimento com a história é tão grande que não há espaço para mais nada.

O cavaleiro dos sete reinos é um ótimo livro, quem é fã da série PRECISA lê-lo, pois fala de fatos importantes que acompanhamos, como a dinastia Targaryen, aqui presenciamos o forte governo da família e conhecemos melhor personagens marcantes. Depois de ler o livro percebi porque eles foram "destronados", além de terem todo esse negócio de casar irmãos, há a crueldade e loucura que cercam essa Casa.

"Um cavaleiro andante é o tipo mais verdadeiro de cavaleiro, Dunk", o velho lhe dissera havia muito tempo. "Outros cavaleiros servem os senhores que os sustentam, ou em nome daqueles de quem têm terras, mas nós servimos quem queremos, homens em cujas causas acreditamos. Todo cavalheiro jura proteger os fracos e inocentes, mas nós mantemos melhor nosso voto, acho."

Gostei bastante de Duncan e sua amizade com Egg, ele é apenas  um cavaleiro andante, mas preza muito os votos que fez, e defende pessoas inocentes e injustiçadas, algo que nem um cavaleiro nobre parece se importar. E Egg é um garotinho de língua afiada que pode te surpreender! Li que tem mais contos dos dois, e espero que saiam logo! Pelo final do livro realmente parece que a aventura desses dois não terminou e fiquei com vontade de acompanhá-los em mais jornadas. 

Quem ainda não iniciou a série, pode muito bem começar por este livro, é um ótimo ponto de partida para adentrar o mundo de Westeros! :D Recomendo a leitura, por incrível que pareça me envolvi mais com essa trama do que com a atual, deve ser pelo fato de eu adorar histórias paralelas, de tempos antes da atualidade, ou de personagens secundários. Enfim, leiam!

36 comentários:

  1. Que vergonha!
    Não li nada do autor...
    Não curto muito, mas gostei da sua resenha e percebi sua empolgação com a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Não sei porque,mas não tenho interesse nenhum de ler essa série, acho que o estilo não me agrada,não consigo ter vontade de ler .
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Ainda não li nenhum livro desse autor, mas também tento manter distância...kkkk' acho que não aguentaria tantas mortes, pelo menos é o que o povo sempre diz da série *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tenho esse,
    tenho apenas os cinco livros da trama atual, mas com certeza vou querer esse também,
    os livros são enormes, mas a escrita de Martim é excelente.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tudo bem?
    Estou lendo a série e estou adorando. Com certeza vou querer ler esse livro, pois adoro a escrita George Martin é muito boa.

    ResponderExcluir
  6. Até agora já li todos os livros, e estou esperando o próximo, mas acho que seria uma boa ler esse livro, e eu fiquei sabendo que o autor tbm vai lançar uma enciclopédia sobre o mundo de Westeros.

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita curiosidade em ler George R. R. Martine aqui em casa tem até o primeiro livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, mas é tão grande! u tinha prometido que nesse ano eu ia começar á ler, mas... Enfim, até dezembro vou ler. Amei demais seu blog. Espero visitá-lo mais <3 Já tô seguindo.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É grande mesmo, mas acho a leitura rápida, li em uma semana, :P

      Excluir
  8. Oi Dessa..
    Estou com o livro um aqui em casa para ler, mas ainda não comecei. Provavelmente nas minhas férias, porque concordo com voce que este autor tem muita criatividade para escrever..meu Deus..rs
    Este livro deve ser bom também, mas nem imaginava também que eram só tres contos..

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ooi tudo bom???
    Nossa eu não mi interesso nem um pouco em nenhum livro dele, não sei acho que a sinopse não chama minha atenção, é tbm tem muitaaaa pagina como vc mencionou de onde ele tira tanta criatividade??? vey pirei quando vi um livro dele :O

    ResponderExcluir
  10. Oie Dessa tudo bem?

    Então fui bem relutante em relação GOT mas este ano cedi a curiosidade, e comecei a ver a série, estou na terceira temporada. E agora estou gostando. Ainda não li os livros e ainda não pretendo, confesso que o tamanho deles me assustam! ahaha mas uma amiga minha leu este livro e falou que é aconselhável ler apos o quinto livro é isso? Bem...pretendo ler o primeiro livro em breve, mas nada de neura, vou ler no meu ritmo, pois sei que é bem complexa a historia assim como a série.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assustam qualquer um... hahaha Estou para ler o terceiro e a coragem kd? :P

      Excluir
  11. Oi Dessa, tudo bem?
    Não sabia desse livro. Está cada vez mais comum, os autores de séries famosas, lançarem um livro paralelo a história. Estou ficando perdida, risos...
    Nunca li nada desse autor, mas vou anotar a dica de começar por esse primeiro. Gostei do enredo.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tenho vontade de ler essa série, mas acho os livros tão extensos. Mas vou parar de ser preguiçoso e ler...
    Gostei de saber que se quiser pode ler esse sem precisar ler os anteriores, mas se eu ler, vou querer ler do começo mesmo.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Me falaram que o livro de contos é ótimo e deixa o leitor voraz com a leitura.
    Preciso começar rapidamente meus bebes aqui.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
  14. Sou viciada em "Crônicas de Gelo e Fogo", mas eu sempre me desanimei muito com esses livros de contos porque, geralmente, não ligo para os personagens que estão neles. Mas eu gosto do Duncan e, pelo o que você falou esse livro parece ser legal. Vou ler! Mas só depois que eu parar de ameaçar o Tio George para lançar o sexto livro! Hahahaha
    Beijos

    http://itsfangirltime.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Dessa acho que terei meu corpo arrastado pela medina, porque cometi o pecado horroroso de não ter lido nada dele ainda!!! Queimem Adriana!!! Bom, eu tenho muita vontade de ler, mas como diria o povo do Zorra Total: Só me falta-me o gramour (no meu caso o dinheiro). Aff, acho um luxo esse escritor!!!

    ResponderExcluir
  16. Tenho pouco pouquíssimo interesse por essa série. Esse gênero não faz meu gosto, rss

    ResponderExcluir
  17. Sou super fã do autor, acho sua escrita incrível!! Ainda não li esse, mas vou resolver isso em breve!!!

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho vontade de ler os livros de "As crônicas de gelo e fogo", o único problema é o tamanho dos livros, tenho medo de começar a ler e querer abandonar a leitura. Gosto muito de livros bônus, com histórias paralelas, sempre leio nas séries que acompanho.
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, os livros são enormes, mas digo que é quase impossível querer desistir de ler, viu?

      Excluir
  19. Olá Dessa!
    Mesmo tendo gostado da sua resenha, infelizmente não me interessei por esse livro e com certeza não iria ler!
    Beijos
    As Leituras da Mila


    ResponderExcluir
  20. Como fã do autor e da serie, so posso dizer que preciso ler esse livro!
    Estou louca por ele desde que vi nos lançamentos.
    Saber que fala um pouco sobre a casa Targaryen, pois essa família é a que mais me deixa curiosa.
    Gosto de estórias paralelas e spin-offs também. Quanto mais coisas sobre series que amamos, melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, você vai amar então! Depois me conta o que achou *O*

      Excluir
  21. Eu preciso desse livro e ponto. Hehehe sou super fã da série, e olha que eu li somente o primeiro livro e o homem tem criatividade né, nossa queria saber de onde ele tira tantas ideias maravilhosas, adorei a sua resenha e nossa somente três contos? to vendo que ficarei com gostinho de quero mais.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  22. Meu, estou simplesmente obcecada por esse livro. PRE-CI-SO dele. Sou apaixonada por GoT e queria muito conhecer esses outros personagens *o*

    Você viu que foi lançado esse livro em capa dura? AIMEUDEUS! <3

    P.s: nao sabia que eram contos. Valeu pela dica xD

    ResponderExcluir