terça-feira, 24 de junho de 2014

[Resenha] Crise

|
Autor: Robin Cook
Com a morte da esposa e das filhas em um desastre de avião há 15 anos, o Dr. Jack Stapleton começou a duvidar se mereceria ser feliz. Com isso, afastou-se da irmã Alexis e da nova família dela. Agora, anos depois e prestes a começar uma nova vida, Jack recebe uma ligação de Alexis pedindo que ele a ajude no caso do marido, Craig, acusado de imperícia médica. Correndo contra o tempo e lutando contra o sentimento de culpa por ter se afastado da irmã, Jack decide ajudá-los, mas jamais poderia imaginar os rumos que esse caso tomaria — e os perigos que surgiriam em seu caminho.






Crise é o primeiro thriller médico que leio, e o livro me arrebatou do inicio ao fim, não esperava gostar TANTO, já que há diversos termos técnicos que só um médico mesmo para entender, então achei que seria uma leitura cansativa, mas pelo contrário, desde o inicio foi fluída, e a trama mostrou ser bem intricada até certo ponto, o que não estragou as expectativas sobre o caso.

Craig é um médico concierge que atende os pacientes em suas próprias casas se for necessário, em uma dessas visitas, a paciente dele morre e o marido o acusa de imperícia médica. Craig sempre foi um médico exemplar, apesar de sua arrogância, e se mostra devastado com a situação. Nisso, acaba voltando para a esposa, e essa, como forma de ajudar o pai de suas filhas pede auxílio ao seu irmão, Jack, um médico legista. Jack prontamente resolve ajudá-la, só que acaba percebendo que a imperícia é o pontapé inicial para algo além do que imaginava...

Depois que eles se levantaram, Craig envolveu sua mulher num abraço prolongado. Ele realmente valorizava o apoio que ela lhe dava e se sentia ainda mais envergonhado com o comportamento que tivera antes de seus problemas com a justiça.

A trama é exaustante para quem não gosta de ter não conhecimento de termos que são citados, mas se for relevar isso, veremos que o enrendo e personagens são todos bem construídos, o que nos leva a acompanhar um desenrolar de fatos eloquente e agradável ao leitor. Porém, foi uma pena que o final não seguiu o padrão, pois o autor termina de uma forma que indigna o leitor. Depois de conduzir a história de uma forma magnífica Robin tenta abrandar nossa curiosidade com uma resposta fraca e insuficiente, pois depois de acompanhar tantos fatos genialmente elaborados é difícil não desanimar com um fim tão simplório.

No entanto, não me arrependi de ler o livro, mesmo não tendo gostado do final. Eu adorei a trama, e o autor ainda me encantou com algo que ainda não tinha lido em outros livros: advogados! Me senti dentro de um tribunal, se realmente as coisas são como estão descritas. Todo o processo de apresentar o caso, e as perguntas às testemunhas, além dos infinitos "protesto!", realmente me fizeram gostar mais ainda da leitura. É por isso que gostei de Crise. Claro que o final conta muito, mas a história é tão ricamente detalhada e com uma narrativa agradável que não senti que perdi tempo lendo. 

Esse livro faz parte de uma série, que eu espero ler desde o inicio, e que pelo jeito tem Jack como principal. Ainda não sei o que pensar dele, pois pelo que vi ele sofreu algumas perdas, e se tornou um homem diferente do que era, então não sei como ele é no primeiro livro. Como esse é o sexto, acredito que perdi alguns detalhes de sua história e personalidade. Espero poder resolver isso, pois o personagem é bem carismático ao seu modo. 

E essa medicina concierge (que é bem conhecida lá fora, e o Robin explica no final do livro) é bem interessante, pois mostra o lado positivo e negativo, e é a premissa do caso de imperícia. Isso é bastante levantado, e o autor mostra que médicos mais antigos têm certo preconceito com esse tipo de medicina. Recomendo a leitura, pois o enredo é instigante e mantêm um ritmo bom de acontecimentos, com ressalvas apenas no final, como eu disse. Mas não deixem de ler, sério!

24 comentários:

  1. Oi, Dessa! Tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, muito menos o autor, mas fiquei super empolgada com a sua resenha!! Adoro thrillers, mas o thriller médico em específico eu nunca li, não por falta de vontade, já que acho que irei me identificar e muito com o gênero! Só não irei ler o "Crise" tão cedo, pois quero começar a ler a série desde o começo, sei que com esses livros não precisamos seguir a linha de publicação, mas ainda assim eu tenho TOC com relação a isso haha Adorei a resenha! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não conhecia o autor,e adorei poder ler algo dele! Nunca tinha lido thrillers médicos também e achei sensacional!
      Queria ter lido desde o começo também, mas só depois fui saber disso. :/

      Excluir
  2. Amiga gostei bastante de tudo que você contou sobre o livro na resenha, mas não seria o gênero que eu pegaria pra ler não. Até porque não gosto de livros que sejam muito confusos sabe? Eu adorei tudo que vc colocou sobre ele, mas seila, n me chamou tanto atenção como a resenha anterior que comentei. Gostei mais de PARALELA (risos) E vc amiga, tá bem? Saudades de ti. Espero que esteja bem.
    Se cuida e fica com Deus linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, hahaha. Ele não é TÃO confuso, só precisa ser lido com calma.
      E que bom que gostou de paralela,
      beijos amiga

      Excluir
  3. Oii..
    É a segunda resenha que vejo deste livro.
    Confesso que não é bem meu tipo de livro, mas como surpreendeu você, poderia me surpreender também né. Sem contar que é a segunda pessoa que elogia este livro.
    Quem sabe eu leia. A dica é ótima.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, é uma trama incrível, você não vai se arrepender!

      Excluir
  4. Adoro vários gêneros de leitura, e com certeza a história desse livro me agradou muito!
    Tirando os termos técnicos ,tudo parece perfeito.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito desse gênero, normalmente em seriados, ainda não li um livro com essa temática e fiquei bem curiosa com essa série. Uma pena que o final não agradou tanto mas mesmo assim vou dar uma chance e ler :)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nunca li esse livro, mas parece ser bem interessante!
    um super beijo,

    Fanpage: https://www.facebook.com/belamakee
    Blog: http://belezamakee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parece um livro muito bom, gostei do enredo, e pra ser sincera nunca li nada do gênero . Quanto a capa, não sei bem o que achei, gostei e ao mesmo tempo não gostei =|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah para, a capa é tão bonita, hahaha. Adorei esse azul *O*

      Excluir
  8. Me pareceu uma trama densa, mas incrivel de se ler.
    Nunca tinha ouvido falar sobre a mesma, mas me sentir com vontade de ler.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sua resenha me desanimou quando você falou do final mal trabalhado. Odeio livros assim! Fora a linguagem médica que pra mim, tornaria a leitura maçante.

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente queria te parabenizar porque você simplesmente tem uma ótima criatividade! Que cabeçalho é esse? Uau, achei muito diferente, com uma baita de uma criatividade viu? Achei super legal a ideia do meu de navegação ser ali entre os livros e tudo mais, adorei! Parabéns, está tudo MUITO lindo por aqui. E em relação a esse livro eu gostei bastante, achei bem interessante. Mas fiquei com um pouco de receio por conta do final que nem você disse! Sou nova aqui no blog, e mais uma leitora com certeza! Já estou seguindo, se puder retribuir ficarei bem grata. Deixa seu comentário lá no blog! Te espero lá viu? Beijos e fica com Deus.

    Blog: http://www.letiiciaamaral.blogspot.com
    Canal: http://www.youtube.com/user/leticiaaamaral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, que linda. hahaha Muito obrigada! Que bom que você gostou! <3

      Excluir
  11. Dessa eu sou alucinada por livros com fundo policial, mas eles tem de ser bons de verdade! Tem de fazer sentido, por mais que as causas dos sequestros, mortes ou alucinações pareçam bobas devem ser bem embasadas. Já fiquei aqui louca para ler...

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Acho que seria um livro que eu iria gostar de ler porque sempre acompanho séries médicas. Algumas histórias ficam com um final insuficiente, mas possuem um bom desenvolvimento. Acho que foi esse caso.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Se eu não gostasse de termos cientìficos eu nem veria The Big Bang Theory que só tem coisa bem louca, mas é assim mesmo e é bom para a gente aprender, mas tem que curtir porque senão fica bem cansativo mesmo.
    Eu gostei muito da sua resenha porque também nunca li um livro deste gênero e a capa dá um medinho, viu?

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, rsrs. Eu gosto de coisas loucas assim! :P
      Dá mesmo né? Bem misteriosa a capa hahaha

      Excluir
  14. Hey Dessa! Nossaaa que bacana esse livro hein? Adorei a dica,gosto de livros assim,com uma pitada de suspense hehehe acho que vou procurar saber um pouco mais sobre essa série,o jeito que você relatou na resenha me chamou muito a atenção e ri muito com o seu comentário "Me senti dentro de um tribunal, se realmente as coisas são como estão descritas." Eu imagino como é ler a primeira vez um livro que tem cenas de um processo. Eu li uma vez um livro que agora não me lembro o nome e me achei a advogada do réu na época kkkkkk
    ÓTIMA RESENHA!
    Beijos \o/
    http://fomevontadeler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nos sentimos, ein? hahaha Muito bacana mesmo. *-*

      Excluir
  15. Adorei a resenha! Não conhecia o livro, mas fiquei bastante interessada nele. Eu adoro trillers, mas nunca li um thriller médico e fiquei bem curiosa em ver como é. O final me deixou um pouco receosa, mas mesmo assim fiquei com vontade de ler.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então leia logo, você vai adorar. *-*
      Mesmo com o final, dê uma chance! :D

      Excluir