sábado, 14 de junho de 2014

[Resenha] Mistborn: Nascidos da bruma - O império final

|
Autor: Brandon Sanderson
O que acontece se o herói da profecia falhar? Descubra em Mistborn! Certa vez, um herói apareceu para salvar o mundo. Um jovem com uma herança misteriosa, que desafiou corajosamente a escuridão que sufocava a Terra. Ele falhou. Desde então, há mil anos, o mundo é um deserto de cinzas e brumas, governado por um imperador imortal conhecido como Senhor Soberano. Todas as revoltas contra ele falharam miseravelmente. Nessa sociedade onde as pessoas são divididas em nobres e skaa – classe social inferior –, Kelsier, um ladrão bastardo, se torna a única pessoa a sobreviver e escapar da prisão brutal do Senhor Soberano, onde ele descobriu ter os poderes alomânticos de um Nascido da Bruma – uma magia misteriosa e proibida. Agora, Kelsier planeja o seu ataque mais ousado: invadir o centro do palácio para descobrir o segredo do poder do Senhor Soberano e destruí-lo. Para ter sucesso, Kel vai depender também da determinação de uma heroína improvável, uma menina de rua que precisa aprender a confiar em novos amigos e dominar seus poderes.

Descobri ao escrever a resenha que Brandon Sanderson é o autor de Alcatraz, uma série que quero ler faz tempo, e depois de terminar Mistborn não vou ter nem dúvidas se os livros são bons ou não, pelo jeito devem ser tão incríveis quanto esta trama. A narrativa do autor é ótima, não sou TÃO fã de fantasias épicas porque normalmente os livros são sempre enormes e fico com preguiça, mas a trama é tão espetacular que nem me importei com isso. Aliás, acho que vou ler mais do gênero! Recebi o e-book em parceria com a editora, e acho que desta forma ficou mais agradável de ler, porque convenhamos que um livro de 600 paginas não é fácil de carregar na bolsa para ler no ônibus, hein?

O Senhor Soberano comanda o Império Final há mil anos, e faz os skaa servirem ele e os nobres, eles são como escravos, apanham e vivem miseravelmente. Kelsier, um ladrão, e Nascido das Brumas, não está contente com tudo isso, e resolve traçar um plano para derrubar o Império Final. Com isso, junta um grupo de alomânticos para ajudá-lo. Alomânticos são pessoas que conseguem queimar metais, e assim possuem uma habilidade: Se locomover puxando e empurrando metais, ter força, aguçar os sentidos... Já os Nascidos das Brumas não possuem apenas UMA habilidade, mas sim todas. Eles conseguem queimar todos os metais. Só que um skaa que tem esses poderes corre perigo, pois só os nobres podem ter. 

Conhecemos também Vin, uma garota que vivia com um grupo de ladrões, e acaba parando no grupo de Kelsier. Ela se torna muito importante na história, e não há como não perceber seu desenvolvimento e amadurecimento com o tempo. Ela sempre apanhou muito do irmão, que acabou a traindo e abandonando-a, é por isso que não confia em ninguém. 

O plano de Kelsier é visto como algo impossível, mas ele está tão determinado, que acaba convencendo todos de que deve ser feito! Kelsier é um homem que também sofreu, mas que diferente dos skaa que se acostumaram com isso, ele não deixa se abater. É corajoso e alguém que não deixa um amigo para trás. Gostei muito dele e de Vin. O grupo também tem personagens marcantes e cativantes.

- Deixe-os ver minha fraqueza, e deixe que me vejam superando-a.

Adorei a criatividade do autor ao criar a história. Além dos alomânticos, tem também os Inquisidores, seres com pregos no lugar dos olhos que vão atrás dessas pessoas que não deveriam ter poder. É impossível não amar a trama. O autor mantêm o ritmo das coisas o tempo todo, em nenhum momento a leitura se torna cansativa ou a história esfria, sempre tem algo acontecendo.

Amei o livro, espero que a editora traga o segundo volume logo, pois o desfecho foi surpreendente! Fiquei meio depressiva quando acabei de ler, rsrs. Não sei como está a edição, mas imagino que deva estar linda, pois a editora sempre capricha na capa, diagramação e tudo. Aconselho vocês a lerem, a leitura é rápida, com uma história fantástica épica e envolvente que já em seu primeiro volume conquista o leitor.

17 comentários:

  1. Infelismente o livro não faz meu estilo.
    Mas tenho que experimentar para ter uma idéia melhor. Afinal, é sempre bom experimentar o novo.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei doida pra ler porque teve um diferencial: o cara da profecia falhou!!! kkkkkkkkkkkkkkkk, quem escreve sobre isso gente??? Ameiiiiiiiiiiiii, e estou curiosíssima com o desenrolar dessa profecia que falhou!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, pois é, o autor explorou tudo muito bem e transformou em uma trama de tirar o fôlego!

      Excluir
  3. Ah não sabia ainda da existência do livro, mas gostei da sinopse. Só não sei se leria agora, mas gostei, apesar de não fazer muito meu gênero.
    Mas sendo um livro de 600 páginas, ao contrário de você, preferia ler em formato físico mesmo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu gostei de ler no ebook, ficou bem melhor a leitura. rs

      Excluir
  4. Oi Dessa, tudo bem?
    Eu gosto muito de enredos épicos, pois geralmente são nessas histórias que encontramos valores por nós infelizmente não praticados. Eu sempre fico com vontade de ser uma guerreira, de lutar por um ideal, e eles sempre estão se levantando contra a injustiça. pelo visto, esse livro parece ser muito bom, já a capa tinha me conquistado, já coloquei na lista.
    Adorei a dica.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eles sempre levantam a bandeira por algo, rsrs. Uma trama incrível, leia logo!

      Excluir
  5. Que bom que curtiu a leitura,
    é sempre bom quando os livros nos proporcionam uma leitura tão agradável,
    fiquei curiosa pela história.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas amei *---*
    Eu adoro fantasia épica, e essa parece ser bem legal! !

    ResponderExcluir
  7. Que livro mais perfeita. Uma das melhores leituras que eu já tive.

    ResponderExcluir
  8. Não é meu gênero preferido, mas tenho certeza de que a história deve ser incrível depois dessa resenha. Livros que nos deixam depressivas quando acabam costumam ser os melhores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, aqueles que mais deprimem sempre são os melhores, rsrs.

      Excluir
  9. Amei!! Adoro esse tipo de livro, com uma história épica. Não me assusto com o número de páginas se a história for boa. Não curti muito a capa, mas a história dele me encantou. Mais um pra minha listinha!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me assusto e desanimo um pouco, hahaha. Mas lendo no kindle nem senti!:D

      Excluir