quinta-feira, 5 de junho de 2014

[Resenha] Os Deuses de Marte

|
Autor: Edgar Rice Burroughs
Os Deuses de Marte dá sequência à história do herói interplanetário John Carter. Escrito com a mesma maestria que Edgar Rice Burroughs empregou em Uma Princesa de Marte, o livro garante uma continuação repleta de ação, aventura, mistério e romance.Vinte anos se passaram desde que John Carter pisou pela primeira vez em solo marciano. Entretanto, todas as suas aventuras ficaram para trás e suas conquistas estão ameaçadas. Perdido numa terra de beleza paradisíaca e brutalidade infernal, ele deve retomar sua jornada por Barsoom, começando por salvar um velho amigo.
A revelação de que uma tradição barsoomiana não passa de uma farsa e que uma brutal realidade é oculta dos marcianos vermelhos e verdes faz com que John Carter parta em uma cruzada para libertar o planeta das garras de uma terrível conspiração envolvendo inimigos até então desconhecidos.


1. Uma princesa de Marte

Esse é o segundo livro da série (podem ler a resenha sem medo, não tem spoiler!) que narra as aventuras de John Carter em Barsoom, mais conhecida como Marte, e quem leu a resenha do primeiro, Uma princesa de Marte, ou vai ler, verá o quanto eu amei a trama criada pelo autor. Se tornou uma das minhas séries favoritas, tanto que já solicitei o segundo para ler logo, e Edgar Rice não me decepcionou, a história é tão incrível quanto a anterior. Enquanto no primeiro livro temos uma introdução a esse novo mundo, costumes, cultura e religião, em Os Deuses de Marte percebemos que o autor se aprofunda mais nesses detalhes. Falei na resenha do anterior que tinham poucos diálogos na trama porque John Carter estava aprendendo o idioma dessa estranha raça, porém, neste livro temos muito mais diálogos, deixando a leitura bem mais dinâmica e envolvente.

A história nos apresenta logo no início uma grande descoberta que pode mudar o rumo da vida de todos os habitantes do planeta. Algo que balança a estrutura religiosa que eles tinham, tornando até mesmo perigoso tentar revelar esses fatos. Conhecemos uma parte do planeta que até então só tínhamos lido sobre, e é a partir daí, que a aventura do grande líder John Carter começa. 

É uma história repleta de reencontros e descobertas. E a parte da religião em que o autor foca, nos mostra o quão "cego" uma pessoa pode ficar para a verdade quando se trata desse assunto. Claro que não vou entrar nesse quesito, nem nada, mas não deixa de ser interessante o rumo que tudo toma quando o que era o paraíso para eles, se mostra um lugar cheio de perversidades e inimigos.

O tom de voz dele era frio e irônico e a amargura que destilava não refletia senão a terrível decepção que ele tinha sofrido. Uma desilusão tão assustadora, o desmoronamento de esperanças e anseios alimentados por uma vida inteira, o colapso de tradições milenares poderia ter arrancado demonstrações aceitáveis de muito maior intensidade por parte do thark.

John Carter é um personagem bastante corajoso, e quando se trata de quem ele gosta, a sua coragem duplica mais ainda, fazendo-o mover céus e terras para conseguir o que quer. É tocante tudo o que ele passa, e faz o leitor tem profundo respeito por ele, assim como a raça que o acolheu como príncipe. Além disso tudo, conhecemos também algumas raças diferentes em Barsoom, algumas que até então, todos achavam estar extinta.

Adorei a trama, ela é fluída e deixa o leitor ansioso para o próximo livro quando chega no final. Queria que todos lessem essa série incrível! Vale a pena!

32 comentários:

  1. E você acha que eu já não anotei a dica??? Na verdade eu anotei ontem, mas vim aqui ver o que você achou pra ter certeza.
    Simplesmente amei!!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu nãoi li, mas ja gostei. Toda uma história que se passa no planeta MArte, com linguagem nativa da ração. O ponto de vista de um terraqueo, show de bola. E tem uma pitada de fanatismo religioso junto ? Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro tem todos elementos para encantar as pessoas que adoram ficção. *-*
      Recomendo muito essa série.

      Excluir
  3. Oi Dessa, tudo bom?
    Recentemente eu li Brilho e ele também faz essa crítica sobre as religiões. Acho bacana porque é uma discussão válida e não fica forçada. Não é exatamente o tipo de livro que eu curto, mas a premissa é interessante.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terminei brilho esses dias, e uau, adorei menina! rsrs

      Excluir
  4. Ola! Confesso que não conhecia o livro, mas amo saber mais sobre livros do gênero! é um gênero que ainda tenho dificuldades de leitura, mas estou sempre procurando livro que instiguem mais isso em mim. Amei a resenha e fiquei curiosa ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura é bem leve, não é nada complicado, acho que você deveria dar uma chance! :D

      Excluir
  5. Não conhecia o livro, achava que só tinha um livro com John Carter Rsr ótima resenha.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Dessa, tudo bem?
    Nossa, você falou com tanto entusiasmo, que não tem como não querer ler esse livro. Fiquei super curiosa agora. Gostei da resenha.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Menina, você é uma máquina de leitura e de resenhas hein,
    todo dia tem novidade, adoro isso hehe
    Principalmente por se tratarem sempre de livros diferente, muito difícil ver um livro daqui em outros blogs, é quase como se o conteúdo fosse exclusivo, parabéns pelo trabalho.. Quanto ao livro, parece ser muito bom diante de tudo que você contou, mas não curto muito o gênero.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, tenho várias resenhas no rascunho. :P
      Muito obrigada! *-* < 3

      Excluir
  8. Oie,
    caramba, novamente eu não conhecia o livro, mas desse eu gostei.
    Parece ser mto bom

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Dessa
    Não conhecia essa série, mas fiquei bem interessada. Gostei de saber que o autor explica bem esse mundo que ele criou. Também gostei da abordagem religiosa. Pretendo ler.

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Eu já tinha ouvido falar da séria, mas nunca li nenhum.
    Adoro essa temática e a resenha esta mt bem escrita, o livro parece ser ótimo..
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Eu também não conhecia a série, e como estou pretendendo experimentar novas
    leituras, achei interessante começar com esse.
    Boa dica!

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro, mas o fato de ser série me desanimou um pouquinho. Estou evitando começar novas enquanto não terminar (ou chegar ao último lançado) das que eu já comecei.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Enredo interessante para um livro, não conhecia.
    Se marte não ficar apenas como pode ser uma boa leitura.
    Abraço

    chacomresenha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. John Carter <3 Ele é feio mas adoro ele pulando -huehue.
    Tenho que ler, tenho que achar um emprego isso sim, como vou pagar tanto livro? KKK
    http://zombieesvg.blogspot.com.br/**

    ResponderExcluir
  15. Acho legal quando um autor faz críticas religiosas em suas obras. Mas não me interessei muito pelo livro não. O enredo não me chamou a atenção e também se trata de uma série e ultimamente estou meio que fugindo de séries.

    ResponderExcluir
  16. Oi..
    Nunca ouvi falar do livro, aliais da série.
    É uma boa dica de livro. Acho interessante também quando vai para o lado religião..refelxões sobre isso e como as pessoas reagem. Mas o fato de ser série não me animou muito.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Dessa de onde tu tira esses livros menina? Adoro, cada dica mais estranha e interessante que a outra nem sabia do autor, muito menos do livro e tampouco da série, mas já está aqui guardadinho para novas compras de livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, da editora Aleph, hahaha. Eles têm ótimos livros de ficção *-*

      Excluir
  18. Nossa, não sabia que era uma série kkk. Mas pelo seu entusiamo deve ser muito boa mesmo, fiquei curiosa pra ler, me pareceu que alguns temas são realmente interessantes de serem discutidos, ainda mais na sociedade em que vivemos hoje, não é verdade?
    Estava tentando parar de livros livros com continuações, mas sempre aparece mais um, não tem jeito. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  19. Como disse na resenha do primeiro livro, o gênero não é um dos meus preferidos e o enredo não me agradou. Mas fico feliz que a continuação tenha agradado e que o final tenha surpreendido tanto. No momento, não é uma das minhas prioridades, mas é uma ótima indicação para quem curte.

    ResponderExcluir
  20. Sempre quis ler essa série, mas nunca tive a oportunidade, gosto bastante da temática do livro, pois adoro ficção *--*

    ResponderExcluir
  21. Faz tempo que quero ler essa série, mas ainda não deu. Sabendo que o segundo volume é ainda melhor que o primeiro minha vontade só aumenta!! Pretendo ler, com certeza!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir