terça-feira, 17 de junho de 2014

[Resenha] Proposta inconveniente

|
Autora: Patricia Cabot
Apaixonada pelo capitão Connor Drake, Payton sonha em ser capitã de seu próprio navio. Ela cresceu desejando essa profissão exclusivamente masculina, mas agora deve abdicar disso tudon para conseguir um bom marido. O problema é que Connor só percebe seus sentimentos por Payton na véspera de seu casamento com outra. Quando o barco dos noivos parte rumo às Bahamas, ele é atacado e resta a Payton se infiltrar num navio pirata para salvar a vida do seu amado. A coragem une os dois, e o resgate pode gerar mais frutos do que ela imaginou.

Proposta inconveniente é o segundo livro que leio da Meg Cabot publicando como Patricia Cabot, e apesar de saber que são a mesma pessoa, não consigo notar tanto isso na narrativa. Para começar os livros de Patricia são históricos, só aí já é uma grande diferença, né? No entanto, em relação às personagens, sinto que todas são praticamente iguais: corajosas, impulsivas e impertinentes, mas que em algum momento são tolas quando se trata de amor - posso estar absurdamente errada a tudo que eu citei, afinal não li todos os livros da autora -, pelo menos é o que eu senti e percebi até agora. Não que eu não goste de nada disso, pelo contrário, adoro quando os autores constroem personagens fortes, e ao mesmo tempo, com sentimentos e incertezas. 

Payton vai completar dezenove anos, e até o momento sempre foi tratada como um menino por todos, inclusive seus três irmãos. Ela perdeu a mãe no nascimento, e desde então, passa viajando em um navio com os irmãos. Ela não sabe nada sobre ser uma dama, até que Ross, o irmão mais novo se casa com Georgina, e a cunhada começa a vesti-la com vestidos e tenta ensiná-la a agir como uma dama (principalmente no que se refere a falar palavrões.) O que sabemos desde o início é que Payton é apaixonada pelo melhor amigo dos irmãos, o Capitão Drake, o problema é que ele também não percebe que, afinal, ela é uma garota, e acaba ficando noivo de outra. 

A trama se desenvolve a partir de sentimentos que Payton sente por Drake, mas que só são descobertos por ele um dia antes do casamento. A partir daí, tudo se desenrola de uma forma confusa, e a próxima coisa que sabemos é que Drake foi sequestrado por piratas, e Payton, sendo aventureira e teimosa, se disfarça e entra no mesmo navio em que ele está.

Como dá para perceber, não é algo clichê que eu aposto que você imaginou, do tipo que a autora fica enrolando com uma protagonista que, ou fica sofrendo por ver o amado com outra, ou tenta separá-los. Não! Eles passam por mal bocados, e apesar de ser o pior momento possível, Drake tem bastante tempo para refletir sobre seus sentimentos por alguém que para ele era apenas uma criança.

Payton queria gritar que não se importava com o que o irmão tinha a dizer, que, por ela, Ross podia pegar seu maldito brinde e enfiar no rabo. Mas aconteceu de ela desviar o olhar e perceber, justo naquele instante, o olhar da Srta. Whitby pousado nela. Seus olhos eram azuis como os de Drake, seu futuro marido, mas faltava-lhes o calor que os dele costumavam trazer - quando não estavam "queimando" alguém com sua intensidade. E naquele instante específico, o olhar da Srta. Whitby estava frio como o gelo, sem dúvida porque o dedo de Drake estava em outra pessoa...

A narrativa da autora é envolvente, e com uma protagonista tão engraçada como Payton só tornou a leitura mais leve ainda. Ela não tem papas na língua, nem mesmo quando se trata do homem que ela ama. Enquanto as outras mulheres desmaiam e se fazem de frágeis, ela manda um bom "vai para o inferno" para quem merecer. E seus irmãos, bom, são as pessoas mais insensíveis que já conheci, mas dá para perceber que realmente amam a irmã. Eles só são malvados em não querer dar um navio para ela comandar, ela tem tanta paixão por navegar que é encantador, mas é claro que naquela época uma mulher não pode fazer tal coisa. 

Depois de me apaixonar por esse romance histórico acho que tenho que começar a incluir mais livros do gênero nas minhas leituras. Proposta inconveniente tem cenas quentes que deixaram a trama mais encantadora ainda, e o que é melhor, não é nada forçado ou vulgar, por isso, livro recomendado!

26 comentários:

  1. Só ouço maravilhas sobre as obras e escrita da autora, quero muito ler algo da mesma.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dessa! Menina, essa é a primeira resenha que leio do livro e uau! Amei! Nunca li nada da Meg ou Patrícia (chame como quiser), embora tenha muito interesse. Esse título me pareceu bem interessante, particularmente. Gostei de saber a sua opinião e de conhecer mais um pouco da história que promete ser ótima mesmo.

    Um beijo grande!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo, tá esperando o que? rsrs A autora escreve ótimos livros.<3

      Excluir
  3. Acredita que eu ainda não li nada da Meg como Patricia?
    É algo que eu quero MUITO fazer, afinal, eu adoro romances históricos e realmente quero conhecer essa nuance da Meg, já que eu só conheço os infanto-juvenis dela.
    Adorei a indicação! <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Então leia! rsrs
      Tente conhecer logo então, ela escreve romances muito bem <3

      Excluir
  4. Menina, também amei esse livo...
    Super conquistada pela Payton e por seus irmãos tortos hehe
    o Drake me incomodou um pouquinho em algumas situações, pretendo resenhá-lo em breve lá no blog.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já estava super curiosa para ler esse livro, especialmente por causa dessa capa espetacular. Agora com a sua resenha me empolguei mais ainda *---*
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Me diverti muito com a resenha!!!! Pitadinhas de confusões! Amo isso!!!
    Colocando na lista em 3,2,1

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie amiga linda, tudo bem?
    Olha eu tenho que te pedir MILLLLLLLLLL PERDÕES, mas eu não me esqueci do seu cantinho não, tanto que ele é um dos que mais gosto de visitar, principalmente de ler suas resenhas. Adoro tudo que vc posta aqui e vc sabe né?! hehehehe

    Eu andei um pouco OFF dos blogs porque estava com alguns problemas pessoais. Ainda estou sabe, mas estou tentando dar uma guinada na minha vida, porque se não eu acabo não vivendo né?!

    Enfim...

    Olha quanto a sua resenha, eu não conheço essa série da MEG e nunca li nada da autora.
    O único livro que tenho dela aqui é O DIÁRIO DA PRINCESA e acho que vou até começar bem, porque assim eu conheço um pouco de sua escrita.
    Eu gosto de romances mais romanticos e nào hot. Não sei se esse livro me agradaria.
    Mas eu acho que julgar não é uma boa. Acho que todos deveriam dar uma chance assim como eu =x hahahaahah....Enfim...adorei tudo que vc falou da história. Me pareceu linda a história...sério. Pelo jeito que vc escreveu me encantou de verdade mesmo. Espero que eu tenha tempo pra ler um dia esse livro.

    Se cuida linda e fica com Deus viu?
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga!

      Leia logo algo dela, mesmo! Ela escreve muito bem. *-*
      O livro não chega a ser hot, Silvana. Pode ler sem medo. ;)
      Beijos, se cuida.

      Excluir
  8. Adorei a resenha.
    Essa protagonista é das minhas.
    Melhor uma personagem que mande todos pro inferno do que aquelas que sente náuseas por qualquer coisinha.

    Beijo ;*
    Lu
    Blog Sem Spoiler | Sem Spoiler no Facebook | @BlogSemSpoiler

    ResponderExcluir
  9. Como Meg Cabot,já li uns dois livros,mas como Patrícia não.
    Achei bem interessante a sua resenha. Você nos mostrou que é um romance, com pitadinhas quentes e engraçado!
    ADOREI!

    ResponderExcluir
  10. Oiii....
    Queria um dia ler um livro de Meg.
    Gostei da descrição do livro, gosto muito de romances históricos, e faz tempo que não leio. Preciso colocar mais também, na minha lista de leitura.
    Não sabia da existência do livro, adorei saber..

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu, ótima dica para voltar a ler romance histórico então, hein? ;)

      Excluir
  11. Ela usa um pseudônimo de Patrícia é isso?? bom, deixando isso de lado o livro me cativou primeiro pela capa linda e delicada que não nos revela nada nadinha do que tem por vir, depois por ser um romance histórico que eu amo de paixão e último porque você descreveu de uma forma encantadora!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! :D
      O livro em si é todo encantador! Leia sem falta.

      Excluir
  12. Oie, tudo bom?
    Eu amo as narrativas da Meg como Patrícia Cabot porque são romances históricos de leitura rápida e bem divertidos. Claro que quero ler esse também porque possui uma premissa diferente por se passar em um navio.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a leitura é muito rápida, adoro livros assim! :D

      Excluir
  13. Só li um livro da Meg até hoje e foi um infantojuvenil que eu não gostei muito na época que li. Infelizmente, acho que a Meg como Patricia não iria me ganhar já que não gosto de romance histórico. Mas é bom saber que a história foge do clichê e desses romancezinhos de banca. Acho que isso é um diferencial a se destacar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se você não gosta de romance histórico talvez não curta mesmo... :/

      Excluir
  14. Adorei esse livro, adorei a protagonista ...hahahaha
    É um tema bem diferente, ainda mais quando pensamos em romances históricos.

    ResponderExcluir
  15. Adoro romances históricos, mas não li nada ainda da autora. Acho que vou amar esse. Já me apaixonei pela protagonista só de ler a resenha. Gosto de personagens corajosas, impulsivas e impertinentes e tendo piratas no meio a ação e a diversão da história estão garantidas.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A protagonista é muito cativante, não tem como não gostar de seu jeito explosivo e teimoso. rsrs

      Excluir