segunda-feira, 14 de julho de 2014

[Resenha] Caixa de desejos

|
Autora: Ana Cristina Melo
Marília tem onze anos, é muito introvertida e não tem amigos. Ela mora com os pais, os avós maternos e um tio, mas tem uma ligação muito forte com a avó paterna, a vó Laurinda, que vive em outra cidade. Quando vó Laurinda morre, deixa para Marília uma caixa “mágica” onde ela deve guardar seus desejos para nunca se esquecer deles. Com esse recurso Marília aprende a lidar com os conflitos de forma positiva, superando os problemas de relacionamento na escola e até conquistando o primeiro amor. Com uma prosa saborosa e cheia de vida, Caixa de desejos aborda com muita sensibilidade a tumultuada entrada na adolescência, mesclando as dores e as dúvidas do crescimento com a alegria de descobrir o amor e uma vocação.


Li esse livro há muito tempo e lembro que gostei bastante, até tinha vontade de reler, então quando soube que a Tordesilhas ia relançar e enviar para os parceiros, foi a desculpa perfeita para ler Caixa de desejos de novo. Não lembrava de alguns detalhes da trama, e depois de ler, me apaixonei pela segunda vez! O livro é um mimo, a começar pela capa, e a autora criou uma história encantadora, com personagens que com certeza farão os leitores lembrarem de sua infância/adolescência.


Tem ainda Tia Jurema, que não é nossa tia e na verdade mora na casa ao lado, mas passa tanto tempo aqui dentro que só falta trazer a escova de dentes.

Marília tem 11 anos, vive com seus pais, avós, um tio e uma "tia" emprestada que não sai de sua casa. É quase um hotel, com tanta gente lá dentro. E na escola, ela é a nerd que não tem muitos amigos. Certo dia ela descobre que a filha do primeiro casamento do seu pai vai morar com eles e ficar no seu quarto. Marília  fica chateada com a situação, e tudo piora quando descobre que a sua outra avó está doente. Ela vai visitá-la, percebe seu estado e fica muito triste. A vó, como uma forma de animá-la dá um presente muito especial, uma caixa linda, que ela diz realizar desejos. Um tempo depois a tal irmã chega, e Marília percebe que Francine é quase igual ela, tanto fisicamente, quanto na personalidade. Francine é dois anos mais velha, mas também é muito quietinha e adora ler, assim como Marília. Ela acaba se mostrando uma irmã adorável, dá vários conselhos e as duas se tornam amigas.

É cativante o relacionamento das duas, pois Francine nunca viveu perto do pai, nem conheceu sua família, podendo muito bem se rebelar com isso e se sentir excluída. E Marília, poderia achar que Francine é uma intrusa. Porém, nada disso acontece, e desde o início o relacionamento das duas evolui e ficam cada vez mais ligadas como irmãs.

... fomos descobrindo os gostos comuns, as diferenças que aproximavam mais do que afastavam, a fora que nos unia não por sermos irmãs, mas por nos descobrirmos irmãs.

A leitura é gostosinha e fluída. A narrativa é em primeira pessoa, e dessa maneira a autora se aprofundou mais nos sentimentos de Marília. Ela era uma menina solitária, e com a chegada da irmã isso mudou. Se tornou mais alegre, e até conseguiu algumas amigas na escola. O livro é bem curtinho, tem apenas 95 páginas, então a história é bem rápida, mas nem por isso, menos encantadora. Estou curiosa para ler o segundo livro, que eu nem sabia que tinha, ele é mais grossinho, nem sei o que esperar da trama. Recomendo a leitura, ela é leve e traz lembranças boas.

36 comentários:

  1. OOOOOOOOOOOOOI, Dessaaaaa *---* Cooooomo você está, meu amooor? Espero que bem, hahahahaha! <3 Oh, céuuuuus! A capa é mesmo encantadora! Muitas pessoas falam bem deste livro e, pelo que pude constatar, não é à toa, hahahahaha! Cara, é meio raro você ler um livro,.se apaixonar e depois relê-lo e se apaixonar pelo mesmo de novo, hahahaha! Poxa, a história é mesmo muuuuuito cativante! Fala sério! Comecemos pelos nomes das personagens, que são bem diferentes, hahaha! Uau, somente 95 páginas? É difícil uma história ser tâo fluída em pouquíssimas páginas, né? Hahahahahahaha, que demaaaaaais a sua resenhaaaaa, Dessaaaa <3 Sempre arrasando, né? Hahahahaha! :3

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS <3

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! :D
      Verdade, normalmente quando relemos achamos algo negativo né? Foi assim comigo com Crepúsculo. rsrs
      Obrigada, querida. <3

      Excluir
  2. Me encantei com o livro pela capa e acho que vou gostar muito da leitura. O enredo me agradou muito, e eu vou com certeza dar uma chance ao livro.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Nossa que capa mais fofa :D Amo livro que nos trazem lembra, vou colocar na minha lista de desejados.
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  4. Oiii, não conhecia o livro, mas o enredo dele parece uma doçura. Tudo que envolve família me emociona, então sei que emocionaria com esse livro. A capa é mesmo linda! Se eu tive a oportunidade de ler, farei com o maior prazer!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, é uma leitura cativante! Em breve vou resenhar o segundo aqui! :D

      Excluir
  5. Oi Dessa estou apaixonada por essa capa,
    mas fica só nisso a estória não me atrai muito, acredito que não leria apesar das suas observações.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parece um livro com uma história leve e envolvente. Bateu vontade de ler, mesmo não tido ouvido nada antes, após ler sua resenha.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Nunca tinha ouvido falar no livro, mas achei a capa muito bonita e, pela sua resenha, ele trata de uma história encantadora! Espero ler em breve :)

    Beijos ^-^
    http://poesiadestilada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Quando eu vi o livro nas novidades da editora, não imaginei que fosse um relançamento ^^, achei a capa muito fofa e a história leve e descontraída, pelo que vi são mais livros né?
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e é! Achei muito legal, assim que descobri da continuação; rsrs

      Excluir
  9. É muito bom podermos reler um livro que nos traz boas lembranças.
    Há algum tempo estou com vontade de reler o primeiro livro que li. Infelizmente ainda não o encontrei mas não vou desistir.
    Enfim...a capa de Caixa de Desejos é muito fofa. Gostei :)

    Beijoo
    Lu
    http://sem-spoiler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é me parece ser bem fofo, pena que é tão curto, nossa fiquei impressionada com a quantidade de páginas, ou melhor, com a falta delas :O
    Mas gostei, acho que é um ótimo livro pra se ler depois daquelas leituras pesadas.
    Curti bastante, e a capa é uma graça né? *-*
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas mesmo sendo curto é uma ótima leitura! *---*
      Uma fofura essa capa <3

      Excluir
  11. Oi Dessa!
    Esse livro é realmente muito encantador! Amo leituras leves e fluídas. E a sinopse é bem cativante né! Nem li ainda esse livro, mas já aguardo o segundo! Vou ler esse com certeza!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo. Em breve vou ler o segundo e trago a resenha para vocês! *o*

      Excluir
  12. Respostas
    1. Também gosto desse tipo de leitura, talvez por isso adorei o livro!

      Excluir
  13. Oii..
    Este livro é muito bem falado por aí, além da capa ser linda.
    Tenho vontade de ler, e gostei da sua resenha.
    É bem curtinho né, a leitura deve ser mesmo gostosa.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Realmente essa capa é muito linda, espero poder ler, adoro livros curtinhos ♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  15. Super fofo a sinopse desse livro, talvez eu chegue a comprar esse livro
    do geito que eu sou doido, vô findar comprando....

    ResponderExcluir
  16. Gostei da capa, achei bem legal... Sério que o livro tem só 95 pág?
    esse livro nao tem cara de ter só 95 pág.. hahahaha
    parece mesmo uma historia encantadora *-*

    ResponderExcluir
  17. Me apaixonei por esse livro,adoreeei a estória quero saber mais dessa amizade entre Francine e Marilia :) a capa é super fofa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito linda a capa, e o relacionamento das duas é encantador!

      Excluir
  18. Nossa, apaixonei por este livro. Me identifiquei com os personagens e imagino como deve ter sido a vida da Marília. Felizmente sua irmã é adorável. Quero muito ler este livro e sua sequência, tenho certeza de que irei gostar.

    ResponderExcluir