sábado, 26 de julho de 2014

[Resenha] Os defensores - Museu de ladrões

|
Autora: Lian Tanner
Bem-vindo à tirânica cidade de Jewel, onde a impaciência é um pecado e a ousadia é um crime. Goldie Roth viveu em Jewel por toda a sua vida. Como toda criança da cidade, ela deve andar presa em correntes até o Dia da Separação, e é forçada a obedecer aos temidos Guardiões Abençoados. Quando o Dia de sua Separação é cancelado, por causa de uma misteriosa ameaça à cidade, Goldie não suporta a ideia de ser novamente acorrentada e foge para o Museu de Dunt, onde conhece Toadspit. No entanto, seus dias não serão mais calmos que antigamente. Os corredores do Museu são cheios de armadilhas e segredos adormecidos que se despertos podem acabar com a vida na cidade. Mas se você pensa que esse livro traz histórias de crianças, está inteiramente enganado. Morte, suspense e muita crueldade envolvem o primeiro volume desta trilogia, em que os protagonistas terão que provar suas habilidades e frieza para garantir sua sobrevivência.

Quando a Farol lançou o terceiro livro da série Os defensores no início do ano fui procurar saber mais sobre ela e me encantei de imediato com as capas e trama. Sou apaixonada por infantojuvenis e não pude deixar de incluir na listinha, sendo assim, solicitei para a editora. O que eu gosto no gênero é que normalmente a leitura é leve e fluída, e foi o que encontrei em Museu de ladrões. Com uma trama maravilhosa em que a autora criou elementos próprios deixando o leitor usar a imaginação ao embarcar numa aventura espetacular e diferente é fácil de não ver a hora passar. É o tipo de livro que você só consegue largar quando chega a última página.

A história nos apresenta Jewel, um lugar onde as crianças são extremamente protegidas, na cidade existem os Guardiões Abençoados, são eles que cuidam delas, colocando uma corrente em seus pulsos e amarrando em si próprios. Até dentro de casa eles são "presos", com o intuito de nenhum ladrão roubá-las para vender como escravos.  Antigamente havia muitas doenças, animais perigosos e fome, tudo isso deixou o povo cuidadoso, por isso a precaução com as crianças. Iniciamos a leitura com o dia da Separação, é o dia em que crianças que atingiram certa idade podem tirar as correntes, nesse ano a Protetora diminuiu a idade para 12 anos, o que deixou os Guardiões indignados. 

Goldie é ousada e sempre se mete em confusão, por isso está sempre de castigo, que é quando as correntes são mais pesadas e são colocadas nas duas mãos ou no tornozelo. Claro que o dia da Separação acaba sendo um ótimo dia para ela, finalmente livre, certo? Só que quando algo acontece naquele dia, a Separação é cancelada e ela precisa fugir. Na fuga, acaba indo parar em um museu diferente e perigoso onde é acolhida por pessoas que protegem a cidade de ser tomada por tudo de ruim que há lá dentro.

... Nós protegemos o museu e protegemos a cidade também. Mas, apesar de todos os nossos esforços, as coisas estão piorando. O museu sabe que algo de ruim está por vir.

No início ficamos meio perdidos com tantos termos que a autora insere sem explicação, ou tradições da cidade. Mas conforme vamos lendo nos acostumamos com isso e acompanhamos Goldie na busca de aprender como ajudar a proteger o museu e a cidade. Esse lugar misterioso se mostra um lugar espetacular para explorar, mas é preciso ter cuidado, as salas contêm perigos que a humanidade não quis mais. Pestes, fome, guerras... Tudo está lá dentro e é preciso saber acalmar o museu para que essas coisas não invadam Jewel. 

Eu achei tudo maravilhoso, a narrativa da autora nos encanta de tal forma que é difícil não imaginar as cenas, os personagens são marcantes e mesmo sendo um livro mais juvenil, os vilões dão raiva de verdade por fazerem coisas horríveis. Senti um misto de emoções com a leitura, me diverti em alguns momentos, senti medo em outros e no fim, me apaixonei pela trama. Estou ansiosa para o segundo livro. Museu de ladrões terminou de forma satisfatória, mas o final mesmo nos mostra que há um gancho para o próximo. Recomendo o livro! Goldie é o tipo de personagem que você ama por sua coragem, ousadia e simpatia, venha adentrar nesse mundo cheio de suspense, segredos e aventuras!

32 comentários:

  1. Oi Dessa.
    Esse livro é fofo demais. O começo dele, realmente é confuso, mas a gente come o livro quando as coisas começam acontecer ♥

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Esse livro é muito amor, que capa linda!! Também amo infanto, acho sempre gostosíssimos de ler! Achei a ideia que a autora teve para a trama, maravilhosa! Um museu que esconde tantos mistérios e segredos... Já estou morrendo de curiosidade! Vou amar se tiver a oportunidade de lê-lo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler essa série. Confesso que essas capas me lembra outra série e filme que eu amo de paixão, observação mesmo não lendo os livros... Que é Desventuras em Série.
    Mas fora a semelhança com as capas de desventuras em série a sinopse e todas as resenhas que eu leio me fazem pensar que realmente é uma leitura agradável. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Também gosto muito de livros infantojuvenis e esse parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  5. Oi Dessa,
    Parece ser muito bacana mesmo, fiquei imaginando as crianças acorrentadas para sua proteção haha e também as encrencas que a personagem se mete, deve ser encantador e já está na lista de leituras.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A personagem é uma praga, hahaha. Mas é divertida e corajosa!

      Excluir
  6. OOOOOOOOOOOOOI, Dessaaaa *-* Hehe, tudo bem? ♥ Awn, meu amoooor, eu simplesmente ameeei seu comentário lá no meu blog, viu? Haha, você é uma foooofa e fico muito feliz que goste dos meus comentárioooos! Eu penso que sendo entusiasmada assim, faz com que o blogueiro sinta mais vontade de ler e comentar, haha! Enfim, só queria avisar que, graças ao seu comentário, irei postar mais frequentemente! É que estes dias atrás foram corridos por conta da minha dor no joelho, coisa que você já está careca de saber, hahahaha!

    Pois bem! Ebaaaa, mais uma resenha diva da Dessa, uhuuuul! Hahaha! Aah, você falou mesmo que gosta de livros infanto juvenis! E eu também amoooo, hahaha! A capa deste é mesmo linda! *-* Eu gostei, hahaha! Huuum, achei interessante o fato das crianças serem protegidas! Achei, de início, que isso era uma escravização, hahaha! Mas é somente proteção, então tudo bem, hahaha! Separação... Gostei! E eu concordo, é meio difícil e impossível não imaginar as cenas, hahahahaha! Gostei muuuuito desse livrooooo, Dessa! Amei sua resenha *-* ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOOI!
      Que bom que gostou! Sim, comentar direitinho faz a gente ter vontade de retribuir né? Eu quando recebo um "gostei do livro, bjs", vou lá e deixo do mesmo jeito. hahaha *rancorosa*

      É proteção, mas muita crueldade, né? hahaha :P

      Excluir
  7. Oi Dessa! Tudo bom?
    Também amo Infanto-Juvenis, me divirto muito. E esse era um livro que estava com muita vontade de ler, mas estava com receio. Depois de sua resenha fiquei com muita vontade de ler e embarcar na imaginação de cada cena. Amei o livro, vou ler. E amei a resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia esse livro. Achei a capa muito linda. Muito boa dica ^^
    Beijos!
    ---
    http://cordeiogurte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Eu adoro livros do gênero infanto-juvenil porque são leituras leves misturadas com aventura. Já conhecia o livro através de outras resenhas e tenho curiosidade em lê-lo. Acredito que vou gostar bastante dessa protagonista porque ela é ousada.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. A capa de "Os defensores - Museu de ladrões" é ,sem dúvidas nenhuma, muito bonita. Além disso, a capa nos transmiti uma uma mensagem infantil,a primeira vez que vi não imaginava que a estória tinha suspense e crueldade.
    Eu pretendo ler, em breve, este livro.

    Abraços!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, parece infantil, mas é bem estruturada, muito boa a trama!

      Excluir
  11. Oii..
    O livro parece encantador. Mas nem li os primeiros livros.
    Que bom que gostou, eu leria com certeza.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Dessa! Tudo bem?
    Como você sou apaixonada por livros infantojuvenis,acho que todos devem ter esse lado criança e se aventurar nesses livros :3 Eu ainda não conhecia essa série e já fiquei curiosa para ler,deve ser um livro e tanto já que você disse que riu e ficou com medo! hehehehe Gostei da resenha,muito persuasiva! Obrigada pela dica amei \o/
    Beijos Pão de Queijo!
    http://fomevontadeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem alguns momentos que dá medinho. hahaha
      Muito bom esse infanto, bem escrito e estruturado, não é nada bobinho.

      Excluir
  13. Tbm adoro livros infanto-juvenil e esse parece ser super legal . Eu já estou amando essa capa e adorei a premissa, quero demais esse livro ♥♥♥

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não gosto de livros infanto-juvenis então acho que não lerei esse, até porque é uma série e estou tentando evitar ao máximo me apegar em outras séries além das que já estou lendo.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, você não gosta de infanto, nem distopia... gosta de que? hahaha :O

      Excluir
  15. Parece ser bastante interessante,
    pela sua resena e pela sinopse o livro deve ser incrível
    agora eu fiquei com vontade de ler...

    ResponderExcluir
  16. Gostei da sinopse *-*
    sei como é esse negocio do autor inserir alguns termos diferente e sem explicação, mas aos poucos vamos aprendendo aí fica bom, já li alguns livros assim tbm, depois me acostumei com os termos... hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, com o decorrer da narrativa ficamos mais íntimos dos termos. rsrs

      Excluir
  17. Adoro livros infanto e gostei bastante da sinopse e da resenha..já quero também e ameeei essa capa meio envelhecida!!

    ResponderExcluir
  18. Essa é uma das series que esta na minha listinha de futuras leituras <3 Pela sua resenha o livro parece ser muito bom mesmo.

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  19. Amei a resenha! Não conhecia esta trilogia, mas assim que li sobre este livro senti que deveria ler. Realmente parece ser ótimo, imagino como as crianças devem se sentir sendo presas dia após dia. O dia da Separação deve ser uma alegria para elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eles querem deixar as crianças seguras, mas é uma judiaria prender assim, hein? D:

      Excluir